quinta-feira, 31 de março de 2011

Assine a Petição pelo Código Florestal

As proposta do novo Código Florestal Brasileiro será votada na Câmara dos Deputados em breve! Deputados ruralistas estão investindo fortemente em uma campanha absurda para remover proteções ambientais e anistiar desmatadores.

Se eles conseguirem, vastas áreas de vegetação nativa ficarão expostas ao desmatamento. Especialistas concordam que as alterações propostas pelos ruralistas para o Código Florestal podem levar a terríveis consequências, como agravamento de enchentes e deslizamentos, assoreamento de rios, perdas para a própria produção agrícola. Mas os ruralistas não escutam e querem aprovar a proposta agora!

Assine a petição pedindo para os nossos deputados defenderem as florestas! .
 
Dica:Profa. Danyele Ramos
 
Obs. Para assinar clique aqui
 
 
Fonte:Avaaz

quarta-feira, 30 de março de 2011

Educação profissional será tema de seminário na Seduc

Na próxima quarta-feira (30), será realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência de Ensino Profissionalizante (Suepro) o seminário sobre Educação Profissional. O encontro será realizado no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, a partir das 14h.

O evento contará com a presença dos professores Gaudêncio Frigotto (UFRJ), Acácia Kuenzer (UFPR) e Gabriel Grabowski, presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação Profissionais do Ensino do RS (Aesufope) e Professor Universitário da Feevale.
A abertura do seminário será feita pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo. Após será abordada a situação do Ensino Técnico no Rio Grande do Sul, pelo diretor da Suepro, Pedro Luiz Maboni. Também terá a contribuição dos professores convidados e um debate sobre a situação da educação profissional do Estado.

Gaudêncio Frigotto - Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Fidene, atual Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ, Doutor em Educação: História, Política, Sociedade na PUC/ SP. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde permanece como colaborador.

Acácia Z. Kuenzer - Graduada em Pedagogia pela PUC/PR, Mestra em Educação pela PUC/RS, Doutora em Educação: historia, política e sociedade pela PUC/SP e atualmente Professora Sênior em Educação pela UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação e trabalho, educação tecnológica, formação de professores e ensino médio.

Gabriel Grabowski - Presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação Profissionais do Ensino do RS (Aesufope) e Professor Universitário da Feevale. Graduado em filosofia, habilitado em historia e sociologia. Mestre em Educação Profissional pela UFRGS, Doutor em Educação Profissional no Brasil pela UFRGS.

terça-feira, 29 de março de 2011

Alunos de Etec são vítimas de assaltos

Desde o início do ano, pelo menos 122 alunos foram roubados ou ameaçados de roubo em duas unidades da Etec (Escola Étnica Estadual) no Parque da Juventude (zona norte).
Os crimes ocorrem desde 2008; entretanto, eles estão se intensificado neste ano, segundo relatou a direção da Etec Parque da Juventude ao Jornal da Tarde.

Com isso, os docentes estão incentivando os estudantes a registrarem os casos. A diretora da Etec, Márcia Loduca, afirma que o combate aos crimes é difícil. Ela pede a instalação de uma base fixa da polícia.

A maior parte dos roubos ocorre no vão localizado entre os dois prédios, e os principais agressores são adolescentes armados de facas. Eles chegam em dupla ou trio e fazem a ameaça.

Uma das explicações para os roubos está no fato de as unidades serem concorridas. Isso, para alguns criminosos, pode dar a entender que os estudantes possuem bens. Alguns alunos são até seguidos quando saem das escolas, segundo a reportagem.

Resultado

Por intermédio da denúncia de um aluno à Polícia Civil, duas pessoas foram presas, e um celular, recuperado. O aluno havia procurado os policiais em janeiro deste ano.
A Polícia Civil informou que envia agentes quando é solicitada, porém, chegam poucos casos a ela. A Polícia Militar, por intermédio do 9º Batalhão, informou que realiza patrulhas diárias.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Etec Trajano Camargo na Febrace 2011

Entre 22 e 24 de março, alunos de dez Escolas Técnicas (Etecs) estaduais apresentam 22 projetos finalistas na 9ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), que será realizada na Universidade de São Paulo (USP), na Capital.

Classificaram-se para a final as seguintes Etecs dos municípios de: Americana (Polivalente), Jacareí (Cônego Jose Bento), Limeira (Trajano Camargo), Santa Bárbara d'Oeste (Prof. Dr. José Dagnoni), Santo André (Júlio de Mesquita), Santos (Aristóteles Ferreira), São Paulo (Getúlio Vargas e Etec de São Paulo), Suzano (Etec de Suzano) e Tatuí (Salles Gomes). Os projetos dessas unidades vão competir com cerca de outros 300 trabalhos desenvolvidos por 670 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do País.

Entre as invenções de alunos das Etecs, que aliam criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, destacam-se:

- Geladeira movida a energia solar, da Etec Trajano Camargo (Limeira): Portátil, inédita no mercado, possui componentes ecologicamente corretos e tem capacidade para seis garrafas de 2 litros e 38 latinhas. Para garantir baixo custo, as células de silício foram substituídas pelas de gratzel. O custo do protótipo caiu R$ 1,2 mil para cerca de R$ 400.

- Tap-prev (tapete antiacidente), da Etec Trajano Camargo (Limeira): Tapete com alarme sonoro para evitar acidentes domésticos envolvendo crianças. Pode ser colocado perto do fogão, no pé da escada, no acesso à piscina. Quando a criança pisa no tapete, soa o alarme.

- Biodiesel a partir do óleo da semente do mamão, da Etec Getúlio Vargas (São Paulo): Produção de biodiesel a partir do resíduo descartado por indústrias processadoras da polpa do mamão. O processo obteve eficácia de 46,7% na extração do óleo e de 50,4% na transformação do mesmo em biodiesel, revelando bom rendimento. O produto tem coloração alaranjada, com densidade e pH dentro dos padrões.

- Motor movido a água, da Etec Polivalente (Americana): Pesquisa sobre o uso da água do mar como combustível alternativo em carros com o objetivo de contribuir para a diminuição da emissão de CO2. Foram realizados modelos em computação gráfica. Os resultados sugerem possibilidades teóricas positivas para a produção de combustível alternativo.

- Reciclagem de mídias, da Etec Júlio de Mesquita (Santo André): Reciclagem de CDs e DVDs e aplicações de seus materiais constituintes - policarbonato e liga metálica, com presença de prata. O policarbonato pode ser moldado, dando origem a telhas e outros produtos. O processo é sustentável e viável para produção em escala industrial.

- Sabonetes produzidos com casca do ovo, da Etec de Suzano: Utilização de cascas de ovos descartadas pela agroindústria como matéria-prima na elaboração de sabonetes. A casca do ovo é uma excelente fonte de cálcio, com 95% de carbonato de cálcio, substância largamente utilizada nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. A técnica demonstrou-se vantajosa e econômica.

Conheça os projetos finalistas no Facebook do Centro Paula Souza (a partir de 22 de março): http://www.facebook.com/centropaulasouzasp

Os finalistas foram selecionados entre 1.427 trabalhos, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio de 42 feiras de ciências parceiras. Os projetos são divididos em sete categorias - engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, biológicas, saúde e agrárias. Os vencedores de cada categoria viajarão aos Estados Unidos para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontecerá de 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia.

Na edição anterior da Febrace, em 2010, duas Etecs estiveram entre as campeãs: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. As Etecs já foram vencedoras em outras três oportunidades: em 2008, com a Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, com a Getúlio Vargas, de São Paulo; e em 2004, com a Polivalente, de Americana.

Fonte:Jornaldointerior

sábado, 19 de março de 2011

Estudantes da Etec se destacam nos vestibulares mais concorridos do País

Daniel Carvalho

A Etec Presidente Vargas é concorrida entre jovens de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região. Para estudar nesta unidade estadual, é preciso ser aprovado numa prova, conhecida como vestibulinho
 
Muitos alunos da escola estadual mogiana passaram nas provas para entrar em várias universidades públicas
A Etec Presidente Vargas é concorrida entre jovens de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região. Para estudar nesta unidade estadual, é preciso ser aprovado numa prova, conhecida como vestibulinho
Setenta alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, se destacaram nos resultados dos vestibulares para diversas universidades do País. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) são algumas das instituições de ensino que vários estudantes conseguiram passar.
A área de exatas é a mais procurada pelos alunos recém-formados que buscam ingressar em uma universidade, segundo o coordenador-pedagógico da escola, Antonio José de Souza. O educador explicou que esta escolha se deve ao perfil da região. Ele ressaltou que todos os anos os estudantes conseguem excelentes resultados nos vestibulares. "Estamos divulgando os resultados deste ano para incentivar os alunos que estudam na Etec, o corpo docente e os pais. Alguns de nossos alunos vieram de escolas particulares para estudar aqui. Queremos mostrar que nossos alunos não necessitam de cursinhos para passar nas universidades públicas".
Para integrar o quadro de alunos da escola, é necessário prestar o chamado "vestibulinho" como critério de seleção. "Tenho uma lista de espera de 40 a 50 alunos para as vagas remanescentes que surgem durante o ano". Ele explicou que a os alunos têm uma boa integração com os professores. "Nossa escola é estadual e normalmente nossos alunos procuram as faculdades públicas. O ensino médio é na parte da manhã e, das 12 às 13 horas, oferecemos plantão de dúvidas para eles com os professores".
O ensino médio é um dos mais concorridos, com cerca de 18 candidatos por vaga. Anualmente, são formadas de quatro a cinco salas de primeiro ano. A unidade escolar também tem cursos técnicos.
Os alunos costumam voltar à Etec para informar que passaram nos vestibulares. "Existe uma interação grande para eles nos falarem onde passaram. Eles se comprometem a fazer isso", contou o coordenador, que trabalha há 33 anos na escola.
Engenharia, Química, Ciências Políticas, Agronomia, Relações Públicas e Arquitetura são alguns dos cursos que os estudantes da Etec escolheram seguir.
Aluno foi aprovado 4 vezes
Passar em uma universidade pública é o sonho da maioria dos estudantes brasileiros que estão terminando o ensino médio ou dos que fazem cursinhos preparatórios. Se a notícia de conseguir passar em apenas uma destas instituições já é motivo de comemoração, imagine ser aprovado em quatro delas.
O estudante Mateus de Campos da Silva, de 17 anos, tem motivos de sobra para festejar. Ele conseguiu passar em quatro das principais universidades do País: a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), sendo que, nesta última, ele conseguiu atingir a sexta colocação para o curso de Engenharia Química.
Silva agora cursa o primeiro semestre de Engenharia Elétrica na USP, instituição que ele escolheu por ter a "melhor escola técnica do País", a Politécnica. O jovem informou que, para conquistar esses resultados, tinha uma rotina intensa de estudos, que começava de manhã e terminava à tarde. "Eu entrava na Etec às 7 horas e, depois que terminei o técnico, no meio do ano passado, ficava até as 19h30 na escola estudando".
Silva revelou que, antes de escolher a profissão que vai seguir, pensou muito. "Já pensei em cursar Arquitetura, Engenharia Civil e até Medicina, mas gosto de Química. Estou fazendo Elétrica e vou pedir transferência para Engenharia Química. Não queria fazer bacharelado para dar aula".
Ele afirmou que a união da vontade de estudar com a competência dos professores da Etec o ajudou a conseguir bons resultados.
Hoje, Silva se diz recompensado por passar horas estudando para ingressar na USP. "É legal ver que todo o seu esforço valeu a pena". (L.N.)

Fonte:Globo.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

Como dizer não: qual a melhor maneira de dar um feedback negativo?



Sugerir novas ideias e procedimentos é uma das atitudes mais apreciadas pelas empresas. Contudo, nem sempre é possível ter ideias interessantes e inovadoras e, nestas horas, ao dar o feedback, o líder deve ter um cuidado especial para não desmotivar a equipe ou o funcionário.
“O feedback é sempre uma situação sensível, pois envolve transparência das duas partes (…) Contudo, existem diversas formas de dar um feedback negativo sem frustrar ou desmotivar o profissional”, diz o CEO do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Antonio Carminhato Júnior.
O que fazer?

Ao receber uma sugestão inadequada, a primeira postura, diz o especialista, deve ser a de agradecimento pela proposta, mostrando que sugestões são bem vindas.
Depois, diz ele, cabe ao líder analisar a ideia, tentando entendê-la antes de descartá-la, mesmo que em um primeiro momento ela pareça repetitiva ou ruim.
A gerente de projetos do Grupo Foco, Tatiana Penteado, concorda, ressaltando que, se for possível, o líder pode junto com o subordinado tentar adequar ou incrementar a sugestão para que possa ser aplicada.
Caso contrário, diz ela, é preciso expor para o profissional os motivos da recusa da proposta. “Ele deve expor os pontos negativos para o liderado, mas, ao mesmo tempo, continuar incentivando a contribuição”, argumenta Tatiana.
O que não fazer?

Além disso, completa Tatiana, os líderes, ao fazerem uma crítica pontual a um funcionário, não devem fazê-lo na frente de todos os membros da equipe, para não constranger o profissional.
“Se tiver a possibilidade de um feedback individual, é melhor conversar individualmente para não constranger e desmotivar o profissional”.

Fonte: Administradores.com
Dentre as atitudes que podem levar à desmotivação, e, portanto, devem ser evitadas pelos líderes na hora de refutar uma ideia,  estão o feedback seco e imediato, a recusa da ideia sem análise prévia, ou mesmo a falta de retorno.

terça-feira, 15 de março de 2011

Reinventando para ser diferenciado

Romilson Cesar 
O (Intra) Empreendedor

Visões inovadoras para repensar o modelo de atuação



A importância das pessoas no cenário competitivo e o que faz a diferença.
 

·         Porque razão o conhecimento garante melhores resultados pessoais e profissionais
·         Antecipar as mudanças como fator chave de sucessos nos negócios
·         O papel do (Intra) Empreendedor no cenário atual e a evolução dos negócios
·         O impacto da tecnologia para as relações pessoais e profissionais.

Romilson Cesar, é Administrador de Empresas pela UNIP, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela PUC e MBA em Gestão Industrial pela FGV. É amplamente reconhecido pelas suas atuações e estudos realizados em Administração da Produção e Materiais, Logística e Gestão de Custos, atuando em empresa do segmento têxtil de grande porte, empresas de tamanho médio como Consultor realizando planejamento estratégico, plano de ações e melhoria de métodos. Apaixonado pela docência, o seu foco prático e direto converteu-o reconhecido em sua atuação. É empresário de um pequeno negócio no segmento de serviços e tem desenvolvido novo plano de negócio. Atua como Gestor em Projetos Industriais, Melhoria de Métodos, Redução de Custos, e Inovação de Processos. 

Agenda – 21 de março 2011 às 20:00 horas
Auditório XV de Outubro (EMEB Educador Paulo Freire)
Lotação Limitada

 
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Falar com o cliente é um grande termômetro

Desde criança, eu sempre gostei de observar o movimento das pessoas na venda do meu padrinho, na minha cidade, Bocaiúva. Ele tinha um jeito próprio de lidar com seus clientes, fazia de sua “venda” um lugar não só destinado às compras, mas também um ponto de encontro para uma boa conversa  e para receber os afilhados, que eram muitos. Sempre que eu passava por lá ganhava alguns docinhos de cortesia, o que se estendia também para outros frequentadores da loja.

Tamanha foi a minha satisfação quando, nas aulas do programa 10.000 Women, aprendi que essa prática (algo de 40 anos atrás) ainda é uma das estratégias mais utilizadas para estreitar a relação com os clientes.
O processo de mudança para quem tem um negócio é uma constante, não sobra muito espaço para ficarmos esperando que as respostas cheguem até nós. Temos que empreender uma ideia e fazer a coisa acontecer.
Desde o início do curso foi falado para ouvirmos os clientes. Decidi fazer isso de forma precisa, sem formulário, pois em minha loja a maioria dos clientes  passa para fazer lanches rápidos e não tem muita paciência para responder pesquisas. Decidi começar a conversar com clientes, que estavam com mais tempo, e recebi sugestões sobre novos produtos, concorrentes que produzem produto similar ao nosso, endereços de bons fornecedores, enfim, algo em torno de 20 minutos com cada um e que gerou uma quantidade enorme de sugestões.

Em uma das conversas, uma cliente informou-me sobre um produto que inicialmente ela comprava bastante, mas parou de comprar porque a atendente passou a  servir de uma maneira diferente de quando foi lançado. Falar com o cliente é um grande termômetro!
Partindo do princípio que meu cliente me dá o norte do que pode ser melhorado, a tarefa agora  é desenvolver um programa de atendimento diferenciado e padronizado, para que eu não perca de vista o foco do que temos que fazer para manter a nossa loja atrativa.

Pensando ainda nos docinhos que o meu padrinho dava para os fregueses, aprendi no curso que temos os clientes prata, ouro e diamante e, para cada um deles deve ser desenvolvido um tipo de tratamento. Com certeza, um cliente que compra semanalmente tortas, congelados, empadões e mini empadas merece um atendimento diferenciado, um desconto especial, um brinde ou um prazo melhor para pagar.
Aprendemos a elaborar uma tabela com os atributos dos clientes, criar uma hierarquização para atribuir notas e, assim, desenvolver um sistema de recompensa.

Não existe negócio sem clientes. Certa vez eu viajava, ao lado de uma professora e, em um determinado momento da conversa, ela disse que adorava ser professora, mas não gostava dos alunos. No meu ponto de vista, na fala dessa professora, faltava um entendimento da verdadeira relação com o cliente. Não existe relação de qualquer espécie que funcione somente com uma via. Assim é o cliente para o nosso negócio, deciframos suas necessidades e criamos meios para mantê-los

Fonte:PEGN

quinta-feira, 3 de março de 2011

Etec Trajano Camargo conquista 5 novas indicações em feira nacional de tecnologia

Como têm conseguido em todos os anos de participação, os alunos da Etec Trajano Camargo garantiram mais uma vez presença na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que recebe projetos de escolas de todo o Brasil. Dos 12 enviados, neste ano foram cinco projetos selecionados, com novidades.
A seleção contempla projetos do ensino médio, que concorreram com técnicos, e são resultado da feira realizada anualmente na escola. Pela primeira vez a Etec terá participação no rol de imprensa, a divulgação das ideias em veículos de comunicação, além de vídeos na internet e links no Twitter, como explica a coordenadora de Projetos, Patrícia Pascon Souto Tancredo.
Também neste ano pela primeira vez um projeto de ação e cidadania foi classificado. E as meninas dominam os grupos indicados. "Quase desistimos do projeto porque não conseguíamos construí-lo, mas a nossa orientadora não deixou. Foi um desafio para nós, do ensino médio, se envolver com áreas tão específicas", descreve a aluna Deborah Regina Zamoner.
"É muito importante também que as pessoas conheçam os projetos e que isso incentive alunos de outras escolas", acrescenta Ester Cantarero de Freitas.

FALTA DE INCENTIVO

Apesar do sucesso, Patrícia lembra que ainda é difícil conseguir patrocínio de empresas para que os projetos saiam do papel. "É preciso acreditar mais no jovem limeirense, pois seus trabalhos passam por avaliações rígidas de doutores da USP", salienta, lembrando que o método de ensino da Etec é voltado para projetos.
Ela diz ainda que a busca do aluno pela informação é o que contribui para a criatividade e inovação, já que são instigados a pesquisar e descobrir sempre mais. "É assim que aprendem, e já têm no ensino técnico a visão que teriam só na faculdade, o que pode dar novas perspectivas de futuro".
Os ganhadores serão conhecidos no dia 26 de março. A feira teve mais de 20 mil projetos inscritos em todo o Brasil. (DL)

///// BOX
Conheça os projetos dos jovens inventores


Dec’Nana, classificado na categoria Ecologia, produzido pelas alunas Ester Cantarero de Freitas, Dayane Barbosa, Caroline Souza Denardi. O projeto é a criação de um tecido com base nas fibras do tronco da bananeira, que após receber tratamento químico pode ser transformado em artesanato e acessórios, além de roupas.

Game Down, Educação. Maria Julia Buck Rossetto, Natália Cristina Cunha, Maria Helena Marino dos Anjos. O trabalho visa ajudar na inclusão de crianças com síndrome de Down no ensino regular. Elas criaram brinquedos, com produtos recicláveis e atóxicos, como boliche, jogo da memória e quebra-cabeças voltados para o desenvolvimento motor, para associação de cores, sons e formas, para várias faixas etárias.

Gela no Sol, Eletrônica. Deborah Regina Zamoner, Daniele Casimiro Verzenhassi, Bruna Sabrina Hergert. É uma geladeira movida a energia solar, mas funciona com células de gratzel, que são orgânicas, diferentemente das de silício, usadas comercialmente. As orgânicas custariam em média R$ 400, enquanto a outra sai por R$ 1 mil. Outra intenção é a de acabar com o uso de coolers e isopores que são anti-higiênicos e não mantêm o alimento na temperatura ideal.

Para não ficar debaixo d’água, Planejamento Urbano e Regional. Ana Flávia Zambuzzi, Caíque Fernando Turatti, Jhonatan Alves Paulo. O projeto de ação social procurou descobrir qual é a responsabilidade da população em relação às enchentes, além das do poder público e possíveis soluções. Foi feito levantamento dos pontos de alagamento da cidade, com a constatação que muito desse mal se deve ao acúmulo de lixo nos bueiros. Foi feita entrega de panfletos para conscientização, além da solicitação à Prefeitura, por meio da Câmara Municipal, a colocação de lixeiras nesses locais.

Tap-Prev, Eletrônica. Monize Picinini, Amanda Aparecida Balbinotti, Juliane Cristina dos Santos. As meninas desenvolveram um tapete que funciona como um sensor que dispara um alarme, para evitar acidentes domésticos com crianças. O material pode ser colocado próximos de escadas ou fogão, entre os que oferecem risco aos pequenos. A invenção custaria cerca de R$ 40, enquanto sensores de presença custam em média R$ 100. (DL)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cinco dicas para fazer a verba de divulgação da sua empresa render mais

Da Redação
Investir na consolidação da marca é essencial para conquistar espaço na memória do cliente. Para ajudá-lo a aproveitar cada centavo aplicado em marketing, ouvimos dois especialistas: Paulo Cunha, professor de planejamento de comunicação da ESPM, e Guilherme Plessmann Tiezzi, professor de marketing do Ibmec São Paulo.

1 - Escolha a dedo o público-alvo de suas campanhas.
"Quem atira para todos os lados dilui recursos e perde eficácia na ação", afirma Tiezzi. Por isso, é importante focar esforços na clientela mais rentável. Para identificá-la, o especialista recomenda peneirar os clientes mais frequentes, os mais recentes, aqueles com maiores gastos e os que compram produtos variados.

2 – Acerte nos brindes
Para evitar que bonés e camisetas distribuídos acabem esquecidos numa gaveta, Cunha sugere que, junto com seu logo, sejam escritas frases bem-humoradas. Uma opção mais séria e convencional, mas bastante eficiente, é defender uma causa que tenha apelo ao público do negócio - e na qual você realmente acredite. 
3 – Apareça em publicações especializadas
Outra forma de ganhar visibilidade e credibilidade para seu negócio é escrever artigos para publicações dirigidas a seu público-alvo. Tente também se oferecer como fonte de informações para reportagens sobre seu setor. Com a estratégia, você pode ganhar status de autoridade na área de atuação da empresa.

4 – Ouça antigos clientes
Sempre que possível, procure seus clientes para agradecer a compra e pedir opinião sobre produtos ou serviços. Com a medida, além de ganhar informações para o aprimoramento do negócio, você sinaliza que está atento ao que os compradores têm a dizer. O trabalho não termina aí. Mantenha os compradores informados sobre as sugestões implementadas.

5 – Acrescente um slogan na sua assinatura de e-mail
Uma pequena frase acrescentada de um logo ajuda a consolidar a marca entre os leitores de seus e-mails. Cuidado, porém, para não exagerar na dose com textos longos e imagens pesadas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Confira as dicas do Nube para fazer um bom currículo:


"A primeira impressão é a que fica", já dizia o velho ditado. Um currículo bem elaborado é um diferencial que poderá estimular o entrevistador a convidar você para participar de um processo seletivo. Portanto, invista tempo e prepare-o com capricho!
Confira a seguir algumas dicas preciosas:
1.  Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.
2.  E-mail - Crie um e-mail profissional. Evite e-mails do tipo umagatinha@provedor.com.br
3.  Objetivo - Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.
4.  Qualificações - Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
5.  Formação Acadêmica - Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a seqüência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.
6.  Experiências Profissionais - Mencione o nome da empresa e o período em que atuou lá. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo. É de muito bom tom usar!
7.  Atividades realizadas - Descreva sua experiência de forma objetiva, sempre respondendo á sigla CAR (Contexto, Ação e Resultado).
8.  Idiomas - Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas. Lembre-se disso!
9.  Formação Complementar - Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.
10.  Atividades Complementares - Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.


Fonte:Nube