quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA LOGÍSTICA



A palavra logística derivada do grego ("logos = razão") significa "a arte de calcular" ou "a manipulação dos detalhes de uma operação". Na área militar, a palavra logística representa a aquisição, manutenção, transporte de materiais e de pessoal.
Na história antiga o primeiro relato que existe da construção dos primeiros armazéns datam de 1800 A.C., onde José, ao interpretar um sonho que o rei teve, no qual haveria sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome em todo país; José começou a construir e estocar um quinto da colheita de cada ano em armazéns e celeiros, em cada cidade do Egito; e o país sobreviveu, nos anos de fome, por meio de bons planejamentos e distribuição.
Em 1991, o mundo presenciou um exemplo dramático da importância da logística. Como precedente da guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantias de materiais a grandes distâncias, em que se pensava um tempo extremamente curto. Meio milhão de pessoas e mais meio milhão de materiais e suprimentos tiveram de ser transportadas por 12.000 quilômetros por via aérea, mais 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar, tudo isso feito em questão de meses.
Na Antiguidade e na Idade Média, as preocupações com a logística, se existiam, levaram a pouco mais do que ao transporte do equipamento pelas próprias tropas, em seus "trens de combate". As legiões romanas, porém, já dispunham de uma rede de depósitos que favoreciam o ressuprimento das tropas com recursos provindos das bases de retaguarda. Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas por meio do poder da logística ou da falta dela. Argumenta-se que a derrota da Inglaterra na guerra da independência dos Estados Unidos pode ser, em grande parte, atribuída à falta de logística. O exército britânico na América dependia quase que totalmente da Inglaterra para os suprimentos. No auge da guerra, havia 12.000 soldados no ultramar e grande parte dos equipamentos e da alimentação partia da Inglaterra. Durante os primeiros seis anos de guerra, a administração destes suprimentos vitais foi totalmente inadequada, afetando o curso das operações e a moral das tropas. Até 1781 eles não tinham desenvolvido uma organização capaz de suprir o exército e àquela altura já era muito tarde.
O barão Antoine-Henri Jomini, teórico militar e biógrafo de Napoleão, em seu Précis de l'art de la guerre (1836; Compêndio da arte da guerra), foi o primeiro a atribuir ao termo "logística" o sentido militar que passou a ter como setor responsável pelo planejamento, direção e execução das atividades militares não abrangidas pela tática e estratégia.
Na Segunda Guerra mundial, também a logística teve um papel preponderante. A relevância do apoio logístico chegou a ultrapassar, em muitos casos, a dos fatores tático e estratégico, tanto no lado dos alemães e japoneses como no dos britânicos, americanos e russos. A invasão da Europa pelas Forças Aliadas foi um exercício de logística altamente proficiente, tal como foi a derrota de Rommel no deserto. Entretanto, enquanto generais e marechais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, somente num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o aspecto vital que o gerenciamento logístico pode ter para a obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada.

22 comentários:

  1. Maria de Jesus Silva Barbosa28 de novembro de 2012 às 07:48

    Segundo o texto é possivel observar tanto em momentos passados quanto na atualidade,a diferença entre um sistema de logistica que funciona corretamente e a falta de logistica, que influencia diretamente na credibilidade de uma empresa,no exito do seu trabalho e de trabalhos relacionados que sao interligados e dependentes da eficiencia da mesma.

    ResponderExcluir
  2. Roberson o comentário enviado sem nome é o meu.
    Michaela.

    ResponderExcluir
  3. Antonia Francisco da Rocha28 de novembro de 2012 às 10:00

    O texto nos propõem a pensar que a logística esta em nossas vidas muito antes mesmo que imaginavam, A.C e que desde em tão vem dando muito certo.
    Na guerra do golfo quem soube fazer uso da logística teve grande ganhos, pois graças a logística que puderam trasportar pessoas, suprimentos e equipamentos. Um bom exemplo é que por falta dela argumenta-se que a Inglaterra tenha perdido a guerra da independência do Estados Unidos.
    Concluo então que se a logística deu tão certo desde o seu surgimento, nos tempos a, só tem de dar mais certo pois temos tudo ao nosso favor como por exemplo a tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. As palavras chave do texto que transmite o que a logística representa para as empresas é a organização e planejamento. Expõe fatos que mostram, sem esses itens países com grande capacidade perderam batalhas e guerras. E é um setor essenciais para a administração das empresas e funções que devemos também levar para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O texto nós mostra o quanto a logistica é essencial para ser ter um bom planejamento,uma boa estrategia e uma boa administração.No texto podemos observar como os Estados Unidos se beneficiou atraves da logistica teve um bom planejamento e como a falta dela levou a Inglaterra a perde uma guerra.Para se ter resultados positivos é preciso ter planejamento.

    ResponderExcluir
  7. É importante saber que desde antes de Cristo a logística vem marcando seu papel na história, sendo utilizada mesmo sem ser reconhecida por grandes lideres como José. Os militares foram os primeiros a adotar e reconhecer o valor da logística, sendo empregada em varias guerras que marcaram a história suprindo e gerenciando pessoal e material.
    É bom saber que agora as industrias também adotaram a logística como peça fundamental para seu desenvolvimento.
    Alessandro Gomes

    ResponderExcluir
  8. Através do texto observamos como a logística tem sido importante através de muito outros feitos que não se tratam de entregas e estejam envolvidos apenas com caminhões e frotas como muitas pessoas estão acostumadas a ligar a logística vemos que ela está muito além disto, envolvida em fatos importantes da história e que é algo necessário e importante para muitos setores até mesmo na guerra.

    ResponderExcluir
  9. Veronilda M. P. de Souza30 de novembro de 2012 às 14:50

    Hoje a logistica é tão importante que nem nos damos conta o quanto.
    Esse texto é muito interessante porque ele alem de mostrar o surgimento da logistica e sua evoluçao , ele nos ensina que na area de logistica o fundamental é o planejamento.Com o passar do tempo as organizações se prepara cada vez mais para estar enfrentar o mercado logistico, Portanto muitos falham com falta de habilidades como por exemplo da logistica integrada que trata-se da área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.É a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender às exigências dos clientes.

    ResponderExcluir
  10. ATRAVÉS DA LOGÍSTICA É POSSÍVEL OBTER UM DIFERENCIAL EM RELAÇÃO A ORGANIZAÇÕES QUE NÃO FAZEM USO DA MESMA. A LOGÍSTICA TEM UM HISTÓRICO ANTIGO DAS GUERRAS E BATALHAS MILITARES, MAS, O TEMA (LOGÍSTICA) SE FAZ MUITO ATUAL, VISTO QUE O USO DELA É DE VITAL IMPORTÂNCIA EM TODA ORGANIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  11. PENA QUE UMA FORMA TÃO INTELIGENTE DE SUPRIR NECESSIDADES E GERENCIAR NEGÓCIOS TENHA COMO ORIGEM A FORMA MAIS IMBECIL DE SE RESOLVER AS DIFERENÇAS E OS INTERESSES DE SERES HUMANOS...Á GUERRA.
    'NOS DIAS DE HOJE A LOGÍSTICA É A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE NO GERENCIAMENTO DOS NEGÓCIOS ENVOLVENDO ARMAZENAMENTO,TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS E CARGAS EM GERAL,COMO DIZ NO TEXTO ELA ERA INTERPRETADA NA GUERRA COMO A PARTE QUE GERENCIAVA O SUPORTE DOS SOLDADOS,TANTO EM MANTIMENTOS COMO EM ARMAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me recordo de ter feito este comentário. Isso é coisa do Roberson. kkkkkk

      Excluir
  12. Mariana dos Santos Brito2 de dezembro de 2012 às 08:29

    O texto passa um visão de que a Logística é de grande importância tanto nas nas empresas como no seu desenvolvimento.
    Desde o seu surgimento ela vem dando certo, só que com o passar do tempo vem se aperfeiçoando com a tecnologia e vem dando muito certo.
    Com o texto passamos a entender que a Logística não é apenas a entrega das mercadorias, assim como tudo ela tem uma história e muita coisa envolvida por trás dela

    ResponderExcluir
  13. O texto passa aos leitores que a logística é de fundamental em todas as operações de estocagem, trasporte e manuseio de materiais, foi ela que fez guerras serem vencidas ou por outro lado perdidas. Com o passar dos tempos foi-se aperfeiçoando os processos logísticos aumentando assim seus benefícios aos que fazem seu uso. De modo geral o processo logístico é de grande valia em uma empresa que deseja ter um maior rendimento e agilidade em seu processo produtivo e de distribuição aumentando assim sua lucratividade e reduzindo custos.

    André Marsolla Simões

    ResponderExcluir
  14. O texto é bem interessante e relata a história da Logistica, nos mostra
    que sempre a Logistica teve um papel importante na sociedade e no mundo dos negócios, alias não só dos negócios e sim de um tudo, porque pra tudo que vamos fazer precisamos de uma 'logística', um planejamento, uma estratégia, e é isso que a logística nos traz! Evoluindo cada dia mais com suas tecnologias

    Karoline Rosa da Cunha

    ResponderExcluir
  15. Como esta escrito no texto '' A palavra logística derivada do grego ("logos = razão") '' e a razão é algo muito importante para que se tenha controle da situação , podemos observar que mesmo antes dessa palavra existir já se era feito o uso da razão para a própria sobrevivência no caso de José , e também para a vitoria em uma guerra no caso a vitoria foi conquistada pelo país que teve uma melhor aplicação da logística.As guerras são os melhores exemplos quando falamos de logística e olhando para elas podemos ver como é importante se ter uma organização palavra essencial . Concluímos então que a logística não é recente e sim sempre existiu afinal ate quando estocamos comida em nosso armário estamos fazendo uso da mesma , e ela vem sendo aperfeiçoada com o passar dos seculos , anos , meses , se renovando sempre e sendo cada vez mais valorizada nas empresas .
    Gabriela Simoni

    ResponderExcluir
  16. O texto trás em foco a importância da logística colocando a organização como palavra chave para o sucesso tal assunto vem sendo tratado desde antiguidade como estrategia em diversas áreas de nossas vidas em casa , na escola no local de trabalho mediante a isso que grandes empresas da atualidade vem tratando a logística com mais cuidado e a tornando fundamental em sua atividades .

    ResponderExcluir
  17. A logística sempre existiu,agora que a maioria dos povos vem descobrindo
    e se interessando por essa área. Para ganhar uma batalha, (guerra) tem que estar preparado e muito bem organizado para isso,uma logística bem planejada,organizada,e seu armazém estocado,
    Isso serve como para nossas vidas ou na empresa onde lideramos,enfim,uma equipe onde o ambiente é agradável,se tem um planejamento,uma organização,tudo certo,na hora certa....todos resultados serão positivos......
    Gisele Gonçalves

    ResponderExcluir

  18. A logística é de grande importancia nas empresas,desde seu surgimento a muito tempo atrás é de grande utilidade nas empresas que não conseguem nem imaginar como seria o transporte,armazenagem e distribuição de mercadorias sem a logística.
    Que só agrega valores e benéficios,a cada dia a logística vem se desenvolvendo mais buscando agilidade e novas tecnologias para beneficiar todos os que a utilizam.
    Naira Gonçalves de Campos

    ResponderExcluir
  19. I seldom ԁrop responses, but after reading a few of the remarκѕ on
    this page "EVOLU��O HIST�RICA DA LOG�STICA". I actually do
    have 2 questionѕ for you if іt's okay. Is it just me or do some of the responses look as if they are left by brain dead individuals? :-P And, if you are posting on other online sites, I would like to keep up with everything fresh you have to post. Could you make a list of the complete urls of your shared pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

    Take a look at my webpage weight loss solutions
    my web site > hcg diet plans

    ResponderExcluir
  20. nossa só conclusoes enchendo linguiça

    ResponderExcluir
  21. boa tarde,
    essas informações sobre a logística A.C e referente a qual autor e livro

    ResponderExcluir