segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Especialista aponta as gafes mais comuns no ambiente de trabalho

Funcionários que trabalham lado a lado, de frente um para o outro. Salas pequenas, portas frágeis que não isolam o som ou divisórias transparentes. Os trabalhadores hoje estão mais expostos, se vêem mais, se comunicam mais e, assim, aumentam as chances de cometerem gafes.
Na sala de um escritório, todo dia é dia de rir com a coordenadora Bernadete Conceição. “Dizem que eu cometo muitas gafes, mas eu não concordo”, diz. O consultor tributário Cristhian Souza explica: “Várias vezes ela dá gafe, já estamos até acostumados”. A fama chegou à sala do chefe Mario Hessel: “Os funcionários, de uma maneira carinhosa, acabaram a intitulando como rainha das gafes, mas são gafes pequenas que só trazem um bom ambiente de trabalho”.

A entrevista com Bernadete durou quatro minutos, tempo suficiente para entender porque ela ganhou o apelido dos colegas. “Uma vez, por exemplo, eu não sabia que um colega estava namorando uma menina do mesmo setor. Eu fiz um comentário sobre a voz e o jeito dela e ele disse 'não sei se você sabe, mas nós estamos namorando'”. Em outra situação, a secretária de um funcionário disse que ele queria falar com ela: “Eu achei que era ao telefone, aí fiz um comentário um tanto quanto desagradável. Quando olhei, ele estava atrás de mim”, relata.
O consultor de RH Minoru Ueda aponta quais são as gafes mais comuns no ambiente de trabalho, com as quais todos devem tomar cuidado:
- Não exagere na roupa ou no perfume. Isso chama demais a atenção para você e não para o seu trabalho.
- Não fale alto e, se for no celular, melhor sair da sala.
- Cuidado com a “rádio peão” ou com as conversas de corredor que não passam de fofoca.
- Se for pedir demissão procure direto o seu chefe e não o RH da empresa.
- Cuidado com as correntes de emails do tipo ‘passe essa mensagem para quantos suportarem’.
- Quando atender ao telefone não se esqueça de anotar os recados.
Na empresa onde a Bernadete trabalha o tempo fecha quando um funcionário fala mal de outro. “Nós temos um código de conduta interno, mas sempre há uma segunda chance, até uma terceira. A gente deve orientar a pessoa como se comportar de tal modo que não crie uma amizade hostil e que pode até prejudicar a produtividade do trabalho”, explica Mario Hessel.
Para quem pretende pedir um aumento de salário, o consultor dá um conselho: "A grande gafe do aumento é quando você se compara com outro cidadão. Vá primeiro observando quais são  suas qrealizações e principalmente o autoconhecimento, pedindo para que seu gestor saiba o que você tem que desenvolver. Aí você está alinhando sua expectativa com a expectativa da organização e do seu gestor. Principalmente observar o quanto você pode agragar de valor dentro da organização".

Fonte:Jornalhoje

7 comentários:

  1. MAURO M GRECCO 1ºCICLO ADM COSMOPOLIS TRAJANO

    Não enviar e-mail de correntes ou assuntos que não tem relação com a empresa, principalmente usando o email corporativo vc estaria queimando o nome da empresa,não falar mal dos seus gestores pois se seu objetivo for crescer na empresa um dia vc será um deles, pedir aumento no momento inadequado e se comparar com o seu colega de trabalho tbem não é uma boa,mostrar para o seu gestor interesse em crescer e pedir um rumo a seguir é mais produtivo pra vc e para a empresa. não confiar na memoria nunca, ao atender um telefonema importante anote tudo,o nome o telefone de retorno o dia e a hora, para evitar confusões dentro da empresa e colocar o lembrete em um lugar visivel.Outra gafe muito vista nos dias de hoje são os benditos celulares,tem gente que coloca até aquelas musicas no viva voz, e no caso de ter que atender uma chamada fale baixo, muito ruido em uma sala prejudica e muito a concentração dos colegas de trabalho,etc.REsumindo estudar a empresa que vc quer trabalhar ou esteja trabalhando conhecer o ambiente a cultura organizacional da empresa e tambem ter um auto conhecimento para saber se aquilo que vc esta fazendo é adequado, e sempre se perguntar se isso vai fazer bem para mim , para o meu colega de trabalho e para a empresa.

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  2. NOEMI DE SOUZA 1 CICLO ADM COSMÓPOLIS TRAJANO CAMARGO

    Temos tomar muito cuidado com oque sai de nossa boca !Em todos lugares ao dizermos algo (ilícito) prejudicamos, ferimos, humilhamos alguém as vezes é resolvido na hora outrora é guardado como rancor ...
    Mas nas empresas .. alem de "ferir" alguém, a pessoa que o faz também pode arcar com muitas consequências .. e uma delas é perder o emprego.
    Se tratando de emprego, devemos utilizar "tudo' o máximo de "padrão" (normal, comum) para que não chamamos muito atenção dos outros causando; sembarias,apelidos virando então GAFES.
    Devemos SIM gostar de trabalhar em equipes,porem se envolver com a pessoa somente para resolver os problemas comunicar os acontecimentos da empresa trocar informações necessária e não pegar intimidade ... pois isso na maior parte resulta em contendas...
    Temos que tomar muito cuidado principalmente quando é nosso trabalho que esta no jogo ...

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  3. Bruna Ortmann 1° ciclo adm cosmopolis

    Hoje em dia as gafes estão se tornando cada vez mais comuns para as pessoas, algumas passam a ser imperceptiveis exatamente pelo fato das pessoas estarem acustumando-se a elas.
    Nas empresas, tanto nas grandes como nas pequenas, as pessoas estão a procura sempre de uma melhora no salário, um cargo mais alto, maior reconhecimento, para isso muitas usam do erro das outras para tomar vantagem e conseguir mudar de cargo. Por exemplo: seu colega pega você criticando seu chefe. Você tem um cargo mais alto que o dele, se a pessoa for de má fé, ela usara essa sua falha para te derrubar dentro da empresa, e tambem para futuramente tomar seu lugar.
    por isso devemos tomar sempre muito cuidado com as gafes em local de trabalho.

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  4. Tatiane Primeiro Ciclo ADM Cosmopolis

    Muitas vezes só são notadas quando chega a consequência,pois enquanto esta nos setores fica tudo certo só falta um matar o outro mas quando a gerencia vem cobrar pelos erros e conversas destorcidas que percebemos que algo esta acontecendo oque passa a ser um problema.Mas quando se tem um foco em uma empresa é que as coisas caminham bem pois enquanto uns fazem de má fé outros se esforçam na esperança de crescerem e de não ter que ser subordinados dos mesmos.Porém errar é humano mas um erro por bobeira atrapalha,tentar evitar as coisas guarda-las consigo mesmo é o melhor SE FAZER mesmo que precise ser dita se você pensa em algo melhor é o que se tem de melhor opção engolir os sapos.

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  5. Fernanda Ferreira 1° ciclo ADM Trajano Camargo Cosmopolis
    No trabalho,deve-se existir limites.Devemos nos comportar de forma profissional e ver que estamos sendo observados, examinados e muitas vezes reprovados.
    Certas atitudes ou assuntos podem nos colocar em situações complicadas.
    No local de trabalho devemos ter alguns propositos e o principal deles é nos dedicar a alcançar nossos objetivos e metas e cumprir nossos afazeres, deixando amizades e piadinhas para a sexta na hora do "HAPPY".

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  6. Fernando Moreira 1° ciclo ADM21 de setembro de 2011 às 10:32

    Temos que tomar cuidado com blogs igual o seu professor!

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  7. FELIPE 1° CICLO TRAJANO COSMÓPOLIS

    Gafes, isso acontece muito hoje em dia, nas empresas não é diferente, as pessoas que cometem mais gafes são aquelas que gostam de cuidar da vida alheia e isso prejudica muito um ambiente de trabalho, podendo então, vir a causar a demissão de um deles.
    Existe gafes leves ex: esquecer ou trocar o nome de alguém, etc.
    Existe gafes pesadas ex: falar mal do chefe sem saber que ele esta ouvindo ou que tenha alguém de sua confiança até mesmo um familiar, etc.
    O certo é sermos como aqueles 3 velhos macacos, um cego, um surdo e um mudo.
    Não prejudicar ninguém para não sermos prejudicados.

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