terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ética e amorosidade

Ao longo da história, normas de conduta ética derivaram das religiões. Deuses e seus oráculos prescreviam aos humanos o certo e o errado, o bem e o mal. Forjou-se o conceito de pecado, tudo aquilo que contraria a vontade divina. E injetou-se no coração e na consciência dos humanos o sentimento de culpa.
Cada comunidade deveria indagar aos céus que procedimento convinha, e acatar as normas éticas ditadas pelos deuses. Sócrates (469-399 a.C.) também fitou o rumo do Olimpo à espera dos ditames éticos das divindades que ali habitavam. Em vão. O Olimpo grego era uma zorra. Ali imperava completa devassidão.
Foi a sorte da razão. E o azar de Sócrates; por buscar fundamentos éticos na razão foi acusado de herege e condenado à morte por envenenamento.

Apesar da herança filosófica socrática contida nas obras de Platão e Aristóteles, no Ocidente a hegemonia cristã ancorou a ética no conceito de pecado.
Com o prenúncio da falência da modernidade e a exacerbação da razão, o Ocidente, a partir do século 19, relativizou a noção de pecado. Inclusive entre cristãos, bafejados por uma ideia menos juridicista de Deus e mais amorosa e misericordiosa.

Estamos hoje na terceira margem do rio... Deixamos a margem em que predominava o pecado e ainda não atingimos a da ética. Nesse limbo, grassa a mais deslavada corrupção. O homem se faz lobo do homem.
Urge chegar, o quanto antes, à outra margem do rio. Daí tanta insistência no tema da ética. Empresas criam códigos de ética, governos instituem comissões de ética pública, escolas promovem debates sobre o assunto.
Basta olhar em volta para perceber a deterioração ética da sociedade: o presidente galardeado com o Nobel da Paz promove guerras; crianças praticam bullying nas escolas; estudantes agridem e até assassinam professores; políticos se apropriam descaradamente de recursos públicos; produções de entretenimento para cinema e TV banalizam o sexo e a violência.
Já que não se pode esperar ética de todos os políticos ou ética na política, é preciso instaurar a ética da política. Introduzir na reforma política mecanismos, como a Ficha Limpa, que impeçam corruptos e bandidos de se apresentarem como candidatos. Estabelecer mecanismos de rigoroso controle e eventual punição (como a revogação de mandatos) de todos que ocupam o poder público, de tal modo que os corruptos em potencial se sintam inibidos frente à ausência de impunidade.
"Tudo posso, mas nem tudo me convém”, escreveu o apóstolo Paulo na Primeira Carta aos Coríntios (6, 12). Este parâmetro sinaliza que a ética implica tolerância, respeito aos valores do outro, evitar causar desconfortos na convivência social.

O fundamento da ética é o amor. Era nele que Paulo "tudo podia”. "Ama e faze o que quiseres”, disse Santo Agostinho três séculos depois do apóstolo.

[Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Veríssimo e Cristovam Buarque, de "O desafio ético” (Garamond), entre outros livros. http://www.freibetto.org/twitter:@freibetto.
Copyright 2011 – FREI BETTO – Não é permitida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor. Assine todos os artigos do escritor e os receberá diretamente em seu e-mail. Contato – MHPAL – Agência Literária (mhpal@terra.com.br)].

8 comentários:

  1. Felipe 1° ciclo ADM Cosmópolis

    "Tudo posso, mas nem tudo me convém”.O apóstolo Paulo foi perfeito nessa frase.
    Sendo um pouco radical, eu posso matar uma pessoa, ou várias, mas não me convém praticar tal ato, pois, consequências negativas virão sobre mim, porem, posso tudo, mas será que me convém tudo que posso ??
    O que é ético para um pode não ser para o outro.
    Penso que sendo ético ou não, amoroso ou não, devemos sempre fazer o bem.

    ResponderExcluir
  2. PATRÍCIA CRISTIANE PEREIRA
    1º CICLO ADM. COSMÓPOLIS
    Naquela época, as pessoas eram "comandadas". Alguém com certo poder dizia tal coisa, e aquilo, se tornava algo quase que divino. As pessoas não tinham a capacidade de verificar tais coisas. E nem era ético, fazê-lo. E hoje em dia, com a corrupção política, nós, o povo que colocamos os candidatos nos cargos, e depois que eles não cumprem, ninguém protesta. Seria por pensar que é falta de ética?
    Assim, cada qual se coloque no seu lugar e seja ético no que faz, não ultrapassando os limites alheios.

    ResponderExcluir
  3. FERNANDA FERREIRA 1° CICLO ADM COSMÓPOLIS
    Se o amor estivesse acima de tudo o mundo seria outro.Hoje o que fala mais alto é o poder, o homem quer ser melhor em tudo sem pensar no que pode, no que deve, pensa apenas no que QUER!
    Temos exemplares de pessoas que veêm apenas seus interesses em nossas politicas, em nossa sociedade e até em nossa familia.Em Coríntios(13, 1-13). Temos um exemplo tão belo de amar, que deveria ser copiado por todos, uma forma ética de viver, um amor que não procura seus proprios interesses, que não se alegra com injutiças.

    ResponderExcluir
  4. NOEMI DE SOUZA 1 ciclo ADM Cosmópolis

    Realmente o fundamento da ética é o amor ... como também ele é o "combustível" para que vivemos bem na sociedade, família,emprego...
    Visto neste texto realista,que a igreja (religião ) sempre influenciou a vida das pessoas ...
    Tanto quanto é dela que nasceu a ideia do bem e mal ...e a partir disso julgamos uns aos outros.Logo vem a frase dita por Paulo "tudo posso mas nem tudo me convém" oqual cada pessoa interpreta de uma maneira mas deixando ele bem claro que nem tudo ao nosso redor podemos.Pricipalmente aquilo que prejudica o nosso proximo isso temos as vezes a oportunidade de fazer .. porem nao convem a nós ...
    É impossivel todos terem essa desisão,embora o exemplo deva vim de cima (politicos) pois nao é oque vemos,mas cabe a nós administrar nossa vida junto a etica e com amor ... e lutar para que ela ''contamine'' os nossos lideres para juntos construir uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  5. MAURO MONTEIRO GRECCO 1º CICLO ADM COSMÓPOLIS

    O pior inimigo do homem é o próprio o homem. Se o ser humano tem um predador, esse predador são os seus próprios companheiros.
    O homem no geral é ganancioso, busca acima de tudo o poder, e consequentemente muito dinheiro, pois afinal, em nossa sociedade dinheiro é poder, todo mundo sabe disso.
    E para que o ser humano deseja poder e dinheiro?
    Justamente para se impor aos outros, ser melhor que os outros. E quem são os outros?
    Os outros são seus próprios companheiros, sua própria raça.
    Ser ético significa, dentre outras coisas, agir e pensar em consonância com o bem. Até pouco tempo essa frase soava muito bem em escolas, igrejas e em família, sendo que não imaginávamos que pudesse fazer algum sentido no ambiente empresarial.

    Afinal o mundo empresarial sempre foi atolado de problemas: finanças, concorrência, melhores produtos e satisfação do cliente, sendo incompatível e até uma grande utopia pensar em conformidade com princípios éticos – ser ou pensar em ser bom.

    ResponderExcluir
  6. WAGNER RAFAEL DE SOUZA (primeiro ciclo ADM-Cosmópolis)

    hoje de modo geral não existe o cumprimento do mandamento
    "amar DEUS sobre todas as coisa" e "amar próximo como a si mesmo" por os homens não cumprir este amor e que a humanidade vai padessendo.

    ResponderExcluir
  7. Tatiane Adm Cosmópolis (Primeiro ciclo)

    Todos os dias observamos,flamos e assistimos na tv.em jornais,nas revistas e em blogs a indagação da "ÉTICA" onde no dia seguinte o criticado passa a criticar um outro alguem por um erro que ele mesmo já cometeu,contudo na própria Biblía se diz "maldito homem que confia em outro homem" orque ja eramos avisados da ganancia que um ser humano teria de crescer encima de seu inimigo que é seu irmão.Onde ambos são iguais mais um quer a destruição do outro por isso que a sociedade caminha nesse abismo oa invés de um ajudar o outro não acontece porque se eu ajudar alguem hoje amanha ele pode ser meu concorrente ou ate melhor do que eu mesmo.

    ResponderExcluir
  8. O filme se passa na idade media em um mosteiro e mostrar a luta da igreja por riquezas roubando o povo em nome de Deus e tentando manter o poder absoluto, não aceitando nenhum outro tipo de ensinamento ao não ser o ensinado por ela, eliminando todos aqueles que não aceitavam!

    Vinicius de souza morais nº 34

    ResponderExcluir