segunda-feira, 5 de março de 2012

Ética Acima de Tudo



Quero ver os comentários!!!

34 comentários:

  1. O video nos mostra um exemplo muito claro de o que é não ter: ÉTICA ; que porem esta cada dia mais presente em nosso dia a dia;encontrar com esse tipo de pessoa e atitude, vem se tornando cada dia mais comum. Justamente como o Alexandre( Aprendiz ) se justificou ao Roberto Justus:- que a maioria age assim .De que esse é o Brasil.
    - Pensamentos igual ao dele é o que leva as açoes pelas quais presenciamos diariamente , a desonestidade; a mentira e achar que pode enganar o proximo.
    Ser ético é o que nos mostra a importancia de conduzimos nossas vidas com honestidade e caratér.
    Exemplo disse que ele cita : Etica nao se tem grau; ou se tem ou nao tem decência.
    Pelo nome do video ja nos diz tudo : ÉTICA ACIMA DE TUDO.

    Trajano Camargo.
    ADM - Noite

    Aluna: Aline Souza Nº 03.
    Profº Roberson.

    ResponderExcluir
  2. O video mostra claramente o que acontece no dia a dia a falta de ética.
    Hoje precisamos dar importancia ao que fazemos e que futuramente iremos fazer pois esta em jogo nosso profissionalismo, nosso carater e dignidade. Ética é preciso e necessario em qualquer ocasião educação nao se compra se conquista na pratica do dia a dia.

    Trajano Camargo
    ADM/ Noite
    Aluna: Jusciele Rachel A. dos Santos
    Nº 23

    ResponderExcluir
  3. A falta de ética é comum no nosso país esse é apenas uma amostra de como anda o país nesse exato momento uma vergonha.Desde pequenos empreendedores á grandes nomes da sociedade que tem o direito de ser ético entre esses podemos alistar alguns politicos,oficiais da justiça etc...que infelizmente por causa do dinheiro aceitam a corrupção e vendem-se a sua moral e a ética.O ROBERTO JUSTUS examinou corretamente o candidato dando a punição que merece por cometer essa infração.Si todos os brasileiros denunciassem a corrupção talvez o Brasil estaria bem.Vivemos num país quem possuem muitas leis e não há fiscalização severa,moramos num lugar onde todos dizem e na hora de fazer não faz nada para mudar e a sociedade aceita.Então cada um terá que escolher e ser responsavél pela suas ações ser ético ou não depende de cada um de nós.
    Trajano Camargo
    Josiane Cainellis nº21 ADM/Noite

    ResponderExcluir
  4. O vídeo fala sobre a falta de ética das pessoas, que as pessoas querem acima de tudo se dar bem independente do que elas tem que fazer para conseguir.
    Fala que é sempre importante ter ética, fazer as coisas legalmente sempre de acordo com a lei. Ética não tem grau, ou tem ou não tem descencia, a ética prevalece acima de tudo, podemos fazer tudo pra conseguirmos o que queremos mas sempre com ÉTICA!

    Aluna: Ana Paula Pereira S. Dourado
    N° 07
    ADM/NOITE Cosmopolis

    ResponderExcluir
  5. O VIDEO NOS MOSTRA UMA SITUAÇÃO MUITO CRÍTICA, MAS INFELIZMENTE TÍPICA DO BRASIL. SE NÃO MUDARMOS O PENSAMENTO DE QUE " PORQUE O OUTRO FAZ EU TAMBÉM VOU FAZER, ESSE É O BRASIL!", NUNCA IREMOS TER UM BRASIL MELHOR. O ROBERTO JUSTUS FOI MUITO ÉTICO, POIS SE ACEITARMOS UMA ATITUDE COMO ESSA ONDE O BRASIL VAI PARAR? DEVEMOS TER ESSA ATITUDE DE NÃO ACEITARMOS AS COISAS ERRADAS DO NOSSO PAÍS, POIS SÓ ASSIM IREMOS MUDAR ESSE CENÁRIO DEVASTADOR QUE É A CORRUPÇÃO NO BRASIL, ONDE POLÍTICOS ROUBAM NA MAIOR CARA DE PAU, ONDE A SAÚDE É PRECÁRIA, POR CONTA DO GOVERNO QUE É PODRE!
    BOM, ÉTICA ACIMA DE TUDO! E COMO DIZ ARISTÓTOLES: SÃO NOSSAS ATITUDES QUE MOSTRAM QUEM REALMENTE SOMOS.
    "Nosso caráter é o resultado da nossa conduta" (ARISTÓTOLES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VIDEO NOS MOSTRA UMA SITUAÇÃO MUITO CRÍTICA, MAS INFELIZMENTE TÍPICA DO BRASIL. SE NÃO MUDARMOS O PENSAMENTO DE QUE " PORQUE O OUTRO FAZ EU TAMBÉM VOU FAZER, ESSE É O BRASIL!", NUNCA IREMOS TER UM BRASIL MELHOR. O ROBERTO JUSTUS FOI MUITO ÉTICO, POIS SE ACEITARMOS UMA ATITUDE COMO ESSA ONDE O BRASIL VAI PARAR? DEVEMOS TER ESSA ATITUDE DE NÃO ACEITARMOS AS COISAS ERRADAS DO NOSSO PAÍS, POIS SÓ ASSIM IREMOS MUDAR ESSE CENÁRIO DEVASTADOR QUE É A CORRUPÇÃO NO BRASIL, ONDE POLÍTICOS ROUBAM NA MAIOR CARA DE PAU, ONDE A SAÚDE É PRECÁRIA, POR CONTA DO GOVERNO QUE É PODRE!
      BOM, ÉTICA ACIMA DE TUDO! E COMO DIZ ARISTÓTOLES: SÃO NOSSAS ATITUDES QUE MOSTRAM QUEM REALMENTE SOMOS.
      "Nosso caráter é o resultado da nossa conduta" (ARISTÓTOLES)

      DESCULPA EVIEI COM PRESSA E ACABEI MANDANDO SEM NOME.

      SARA DA SILVA SANTOS
      N°29
      ADM/NOITE COSMÓPOLIS

      Excluir
  6. O vídeo mostra um dos exemplos de falta de ética, hoje em dia essa cena é comum acontecer, por que as pessoas só quer se dar bem na vida, e com isso passam dos limites afetando todos ao redor. Para que seja ético no trabalho é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação, nunca fazer algo que não possa assumir,Ser profissional é ter ÉTICA é ter RESPEITO por si mesmo!

    HELOISA FERNANDA MORENTE
    Nº16
    ADM-NOITE

    ResponderExcluir
  7. O vídeo nos mostra a falta de ética do grupo, pois eles sabiam o que era certo e errado, mas optaram pelo errado, por considerarem um caminho mais fácil, querendo se dar bem a qualquer custo, sem pensar nas consequências que essa atitude causaria. O pior é que hoje em dia isso é comum, pessoas se acham no direito de enganar as outras achando que não irá acontecer nada com elas.
    Pessoas assim teriam que pensar muito antes de agir, pensar se suas atitudes seriam de acordo com sua própria moral, seus valores pessoais. Se quer ser respeitado, se de o respeito, seja honesto, ético. "Ética não tem grau, ou tem ou não tem descencia" essa frase que o Roberto Justus fala no vídeo me chamou muito a antenção e ressalta que a ética vem acima de tudo.

    ALINE LOURRANA DE SOUZA Nº02
    ADM-NOITE

    ResponderExcluir
  8. O pior é que relamente existe pessoas que pensam da forma de Eduardo, que acham que consegue tudo com suborno e ainda pensam que todos são iguais a ele, mas o Justus esta ai para mostrar que a Ética acima de tudo e vai de cada pessoa se responsabilizar pelos seus erros e se todos que aceitam suborno dissesse não, talvez nosso Brasil seria melhor.

    THAILA APARECIDA SOUZA PAES 31
    ADM -NOITE

    ResponderExcluir
  9. Neste vídeo podemos entender que ÉTICA é e sempre será uma das lições de mais valia na vida de um ser humano, pois não adianta ter somente dinheiro ou status, e sim como ROBERTO disse temos que ter DIGNIDADE e saber ser ÉTICO. Apesar de que o mundo hoje gira infelizmente em torno de pessoas não éticas, não podemos deixar se levar por coisas que não vale apena e que amanha venha causar grandes problemas não somente em termos de empresa mais sim de VIDA, pois não somos nada nesse mundo. A nossa vida é cheia de decisões que temos que tomar mais com a plena sabedoria, e com ética em nossas vidas, pois agir dessa forma com que essa pessoa do vídeo agiu, isso não vai levá-lo a nada pois a vida não volta para trás. A fama ele levara mais as oportunidades acabam por ai, isso em pra quem sabe ser ético, mas para aquele que não da a mínima não, por isso vivemos no mundo que vivemos hoje, cabe a nos saber se vale a pena concordar com esse tipo de atitude ou não, pois somos pessoa que podemos falar e sabemos falar e agir.


    Denise da Silva Aguiar n°12
    Trajano Camargo.
    ADM - Noite
    Prof° Roberson.

    ResponderExcluir
  10. A ética é essencial ainda mais em um ambiente de trabalho, onde temos que ter sempre uma postura responsável e descente perante as pessoas e tudo aquilo que fazemos. Na execução da tarefa em uma empresa temos que colocar à ética sempre em primeiro lugar, não deixando a cobiça de querer realizar algo extrapolar os nossos princípios.
    Amanda de Almeida Cainelles nº05
    Etec Trajano Camargo
    ADM-Noite

    ResponderExcluir
  11. Como podemos observar no vídeo, quando uma pessoa toma decisões não éticas infelizmente sua atitude resultara negativamente tanto para ela e nas pessoas que a rodeia. Numa competição, por exemplo, onde é avaliado o caráter, profissionalismo, liderança, comprometimento e ética, pois um profissional sem índole pode tomar qualquer tipo de decisão para conseguir o que deseja, não se importando com as consequências dos seus atos, nem se poderá prejudicar os próximos. Essa foi à atitude de Eduardo quando se viu numa situação de dificuldade, empecilhos na execução das tarefas que foram postas ao seu grupo, a primeira solução perante a situação foi do “jeitinho” suborno, mesmo sabendo que era uma decisão erradíssima, Eduardo e seu grupo que teve parcela de culpa nesta atitude executaram a tarefa de modo incoerente, resultando na desclassificação de dois membros da equipe. Portanto devemos ter sempre atitudes éticas, pois o que mais vale numa pessoa são os valores e não a competitividade entre as pessoas.
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    Aluna: Suzelaine de Almeida Cainelles Nº30
    Adm. -noite

    ResponderExcluir
  12. Esse grupo nos mostra bem o que é a FALTA DE ÉTICA, de vergonha cara quando o integrante diz na cara dura que têm "CEM REAIS NO BOLSO!" e diz que este e o brasil, se mostra TOTALMENTE SEM ÉTICA, infelizmente o Brasil está cheio de pessoas assim,querendo obter as coisas pelo caminho mais fácil,mas não é por que existe que precisamos seguir o exemplo.
    A atitude do grupo foi totalmente vergonhosa e ainda queriam ter razão! A ÉTICA PREVALECE SOBRE TUDO!
    Acho que todos os integrantes do grupo deveriam ser DEMITIDOS!

    AMANDA FERNANDES N°06
    ADMINISTRAÇÃO/NOITE.

    ResponderExcluir
  13. Podemos perceber no vídeo apresentado que o comportamento de Eduardo é de total falta de respeito para com a sociedade. O grupo que não o impede na tentativa de suborno e na intenção de crescer, no caso cumprir a tarefa, de maneira ilegal, é cúmplice, portanto, culpado.
    Temos ciência de que fatos como estes acontecem diariamente... Porém, assim como os integrantes do grupo, nos omitimos deixando a impunidade tomar frente neste cenário. É por pensar que não depende de nós que as coisas estão como estão. Justus foi claro ao dizer: “Ética não tem grau. Ou tem ou não tem decência!”.
    Somos convidados a refletir também a respeito da influência que as atitudes das outras pessoas exerce sobre nós. Até que ponto estamos coniventes com a situação e a julgamos dentro da normalidade de nosso país. Que não percamos nossa capacidade de indignação!
    Segue abaixo um vídeo que eu já conhecia e tornei a encontrá-lo falando sobre o tema. Vale a pena compartilhar!

    http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk



    Camila Souza, nº 09
    Téc. ADM - Ciclo I
    ETC Trajano Camargo - Extensão Cosmópolis

    ResponderExcluir
  14. ACREDITO QUE ÉTICA É IMPRESINDIVEL EM QUALQUER LUGAR, PRINCIPALMENTE NOS TRABALHO AS PESSOAS PRECISAM SER MAIS HONESTAS, HOJE NÓS VEMOS PESSOAS QUE PODENDO TIRAR PROVEITO DE QUALQUER SITUAÇÃO SEJA CORTAR FILA, FALAR MAL DOS PRÓXIMO PARA OCUPAR SEU LUGAR, ACREDITO QUE SE CADA UM FIZER SUA PARTE VIVEREMOS EM MUNDO MELHOR, ONDE AS PESSOAS SERIAM MAIS CONFIÁVEIS.

    LUANA B. S. OLIVEIRA
    Nº 24

    ResponderExcluir
  15. O Vídeo nos mostra claramente aonde chega a falta de ética de um ser humano,
    O ser humano quer se dar bem de qualquer forma, passando por cima de tudo.
    Uma pessoa com falta ética é inadmissível.
    Esse vídeo foi um exemplo, para nós nunca deixar nossa ética e dignidade de lado, e sempre coloca las acima de tudo em nossa vida.

    JAQUELINE TATIANE LINS SOARES Nº18
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    ADM/NOITE
    1º CICLO

    ResponderExcluir
  16. O video nos mostar o que é nao ser etico! Brasil se acustumou a subornar da um jetinho, para conquistar! O participante questino que o brasil esta acustumado a fazer esses tipos de coisas! Só Mudaremos o nosso Pais a aparti do momento em que começarmos a agir eticamente! É preciso ser etico acima q qualquer coisa!!

    Vinicius de Souza Morais n° 34

    ResponderExcluir
  17. Este video nos retrata como a ética não faz parte da vida de algumas pessoas, e que outras diante de uma situação de dificuldade para conquista de algo que necessita, prefere agir de forma ante ética e subornar e comprar outras pessoas para atingir seus objetivos.
    E que assim como o Roberto muitos proprietarios e sócios, não permitam que atitudes como a do grupo Ello façam parte da sua rotina na empresa.
    Pois o carater, a dignidade e a ética tem que ser fatores fundamentais na vida da empresa e de todos seus socios e funcionários.
    Bom exemplo para este país, que ainda predomina o famoso jeitinho brasileiro.

    Gislaine E.Ranzani Leite nº14
    1º ciclo Cosmópolis

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente Eduardo não é um caso isolado em nossa sociedade,” não é porque o outro faz que eu também vou fazer”, a mudança começa por nós. Ética no dia-a-dia é importante mas no trabalho impressindivel, pois sem ética não a profissional.

    Amanda Baptista Pereira.
    N°:4
    I ciclo de Administração.
    10/03/2012 15h35min.

    ResponderExcluir
  19. O vídeo nos mostra uma cena tipica de brasileiros, pois a falta de ética hoje é muito comum existem milhões de Eduardo nas ruas nas empresas o que nós deixa triste até por que isso é uma vergonha pra nós brasileiros
    saber que o suborno ainda existe, e que constantemente acontece para conseguir de forma mais fácil o que se deseja, e parece ate esquecer que isso é ilegal.

    Josiane Costa
    N°20
    I ciclo de adm Cosmopólis

    ResponderExcluir
  20. O que podemos analisar, através deste vídeo, é a falta de carater das pessoas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
    Também é apresentado que não adianta que passemos por cima da ética para alcançarmos resultado. A atitude do grupo Ello nos mostra como realmente é inaceitável essa atitude anti-ética por parte não só do grupo como da sociedade em geral, por isso Roberto Justos rejeitou essa equipe.

    Daiane dos Santos
    Nº 11
    I ciclo de Administração

    ResponderExcluir
  21. A cena que vi acima foi de total desonestidade,falta de caráter e a persistência em fazer algo errado, houve comprometimento entre os integrantes do grupo porque todos participaram, porém não houve responsabilidade entre eles. A sua irresponsabilidade algo totalmente anti-ético, fez com que o empresário perdesse a confiança que tinha no grupo e principalmente em dois participantes específicos, entre eles o líder do grupo, o qual não soube liderar sua equipe permitindo que os participantes liderados por ele comete-se e desse continuidade a algo totalmente inaceitável. Pois como Roberto Justus afirmou "eu tenho ou não tenho decência" porque se perco ela não tenho como ter ética. Como mais uma afirmação do empresário "ética não se mede por grau", ou temos ou não a temos, não temos como te-lá e depois deixar de te-la, não exite níveis para ética.

    Maria Aline Henrique da Silva
    Nº 26
    I ciclo de administração

    ResponderExcluir
  22. O vídeo mostra uma atitude errada tomada pelo grupo Ello. Instalariam uma tenda para divulgação de uma marca em um lugar público, instalação sem nenhuma autorização da prefeitura, atitude irresponsável, que poderia trazer problemas caso a fiscalização municipal aparecesse, problemas esses que poderiam facilmente serem resolvidos, aos olhos de Eduardo, com a quantia de R$100,00 que trazia no bolso.
    Caso a fiscalização chegasse, estava evidente que Eduardo cometeria suborno, que além de ser antiético, é crime, de acordo com o código penal, no artigo 363.
    A ÉTICA PREVALECE SOBRE TUDO, mas não é isso que Eduardo pensa, ele acha que por morar no Brasil, ele pode dar um " JEITINHO" em tudo, acha que é assim que funcionam as coisas por aqui.
    Se quisermos que o pais mude, devemos ser os primeiros a mudar, ÉTICA não tem grau, ou temos ou não temos.
    " A MORALIDADE É A MELHOR DE TODAS AS REGRAS PARA ORIENTAR A HUMANIDADE". (Autor Desconhecido).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPA-ME PE FALHA MAIS ME ESQUECI DO NOME:
      VINICIUS HENRIQUE DE MELO N° 35
      ADMINISTRAÇÃO (1° CICLO)
      COSMÓPOLIS - SP

      Excluir
  23. O vídeo nos mostra uma total falta de ética, pois mesmo sabendo que iriam fazer algo que infligisse a lei eles não estavam se importando com isso pois pensavam que iam subornar as autoridades com 100 reais. Ao ver essa situação o empresário e apresentador do programa Roberto Justus ficou indignado, e com razão, pois ele confiou em um grupo que o decepcionou totalmente.
    Esse vídeo é uma realidade que podemos ver facilmente se formos ao centro de uma cidade, todo mundo querendo se dar bem seja quais forem as consequências e na minha opinião várias vezes o suborno é aceito, o que é uma falta de ética total além de estar cometendo um crime.

    Marcos Roberto Geraldo Nº: 25
    Administração (1º Ciclo)

    ResponderExcluir
  24. O vídeo mostrou uma grande irresponsábilidade e uma falta de ética sem tamanho. Em algum momento ele diz que o Brasil é assim, claro que é, vendo esse tipo de pessoa tendo tal atitude, podemos ver que o país está cheio de pessoas assim, que se resolve tudo com o dinheiro (suborno, no caso). Por isso estamos como estamos, cheio de politicos corruptos, empresários que buscam apenas seus próprios interesses, sem medir as consequências. Somente visando seus supostos lucros. Independentemente se vai afetar a vida de mais alguém, ou não.

    Janaína Araújo
    Nº 17
    Adm// 1º Ciclo

    ResponderExcluir
  25. O video mostra como as pessoa são antiéticas e para justificar simplesmente dizem "o Brasil é assim".
    Deveos nos conscientizar que se o Brasil é realmente desse jeito, temos que fazer algo para mudar isso, e não simplesmente aceitar a passar adiante este conceito!


    Aluna:Thais N°: 32
    Adm-Cosmopolis noite/ciclo 1

    ResponderExcluir
  26. A atitude tomada pelo grupo Ellos foi totalmente antiética, e infelizmente é uma cena que está cada vez mais comum na área dos negócios, não só no nosso país, mas em todo o mundo.
    Como bons administradores, temos que além de ter consciência do certo e errado, praticar o certo pois, só assim conseguiremos ser dignos de nossas conquistas profissionais.

    Aniely Vanessa
    número: 8
    Adm.1º ciclo

    ResponderExcluir
  27. O vídeo mostra o quanto a ética é sim importante. Precisamos estar atentos, o Brasil não seria "assim" se todos agissem e pensasse como o Roberto Justus.
    Uma grande irresponsabilidade e muita falta de ética do grupo em si, ao começa pelo local não autorizado até o possível suborno. O Brasil se encontra da forma que esta por causa desse tipo de pessoas que acham que o dinheiro compra "tudo" e passam por cima de tudo e todos para alcançar seus próprios objetivos, sem pensar nas consequências e nas pessoas que podem ser afetadas pelos seus atos.

    "A ética se imporá naturalmente, quando compreendermos que ela é indispensável à sobrevivência da sociedade." ( Valter da Rosa Borges.)

    Michele Brito
    Nº 27
    Adm// 1º Ciclo

    ResponderExcluir
  28. O video nos mostra como a palavra etica e imprecidivel no local de trabalho, qualquer lider deve agir de maneira correta, apesar que dificil porem nao e impossivel. Cada um de nos temos escolhas a fazer, sempre temos que escolher o certo e nunca o mais facil.
    Enfim etica sempre em primeiro lugar, devemos tentar sempre fazer o que e certo. Se todos pensar assim o mundo melhorará mais e mais, e se desenvolvermos essa pratica em nossa vida, com certeza iremos ser um bom lider.



    Jocilany Maria da Silva.
    N°:19
    Adm 1° ciclo noite

    ResponderExcluir
  29. Um dia feliz ;nossa nossa população viverá melhor, quando perceber o quanto é importante o respeito ,o caráter e compreensão pelo ser humano.
    Infelizmente o que mostra o vídeo é uma equipe que afunda no barco junto com seu líder o Eduardo pelo suborno e mais ele diz que no Brasil é normal.
    De que maneira uma pessoa tão leiga quer ser um líder, ignorando a fiscalização e ate negando o que seu superior o Roberto Justos tinha visto no vídeo que ele pretendia fazer o suborno se preciso fosse.
    É uma pessoa totalmente sem ÉTICA e DIGNIDADE ao profissionalismo e
    sua equipe não ficou atrás quando concordou com Eduardo.
    Deus nos deu livre arbítrio para usar com sabedoria.


    Vera macedo pinas
    n°33
    ADM 1°CICLO NOITE

    ResponderExcluir
  30. Um dia feliz ;nossa nossa população viverá melhor, quando perceber o quanto é importante o respeito ,o caráter e compreensão pelo ser humano.
    Infelizmente o que mostra o vídeo é uma equipe que afunda no barco junto com seu líder o Eduardo pelo suborno e mais ele diz que no Brasil é normal.
    De que maneira uma pessoa tão leiga quer ser um líder, ignorando a fiscalização e ate negando o que seu superior o Roberto Justos tinha visto no vídeo que ele pretendia fazer o suborno se preciso fosse.
    É uma pessoa totalmente sem ÉTICA e DIGNIDADE ao profissionalismo e
    sua equipe não ficou atrás quando concordou com Eduardo.
    Deus nos deu livre arbítrio para usar com sabedoria.


    Vera macedo pinas
    n°33
    ADM 1°CICLO NOITE

    ResponderExcluir
  31. O video mostra claramente a falta de ética. Só porque muitas pessoas fazem as coisas ilegais, o Eduardo e seu grupo achou que seria normal fazer isso também, adiantou? Não, a falta de ética de sua parte fez ele ser demitido e mal visto pela sociedade ainda.
    Por isso ser ético vale mais, ser honesto e fazer as coisas certas sempre é o melhor.
    O mais fácil nem sempre é o que se deve fazer, o vídeo deu um grande exemplo para nós.

    Joyce R. Almeida dos Santos
    nº 22
    Adm 1º cilco Noite.

    ResponderExcluir
  32. A ética deve ser mantida em todos os locais, o cidadão tem ética na empresa, mas falta com ética com sua vizinhança. Ela deve ser mantida independentemente se houver alguém vendo o que está sendo feito ou não. E o pior desse vídeo, é que ele quis subornar as pessoas e burlou a lei.
    É muita cara de pau, olha um pedacinho do Brasil aí, infelizmente...


    Patrícia Cristiane Pereira nº 24
    2º CICLO - ADM - COSMÓPOLIS

    ResponderExcluir