segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Filme - Em Nome da Rosa

Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.
INTRODUÇÃO
A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antigüidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

1. Contextualização

Discussão dos elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.
O Filme
O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafísico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.
O Tempo
Trata-se do ano 1327, ou seja, a Alta Idade Média. Lá se retoma o pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do cristianismo com a cultura ocidental que dará origem à filosofia medieval, a partir da interpretação de Platão e o neoplatonismo do cristianismo. As teses de Agostinho nos ajudarão a entender o que se passa na biblioteca secreta do mosteiro em que se situa o filme.
Doutrina Cristã
Neste tratado, Santo Agostinho estabelece precisamente que os cristãos podem e devem tomar da filosofia grega pagã tudo aquilo que for importante e útil para o desenvolvimento da doutrina cristã, desde que seja compatível com a fé (Livro II, B, Cap. 41). Isto vai constituir o critério para a relação entre o cristianismo (teologia e doutrina cristã) e a filosofia e a ciência dos antigos. Por isso é que a biblioteca tem que ser secreta, porque ela inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval. O acesso à biblioteca é restrito, porque há ali um saber que é ainda estritamente pagão (especialmente os textos de Aristóteles), e que pode ameaçar a doutrina cristã. Como diz ao final Jorge de Burgos, o velho bibliotecário, acerca do texto de Aristóteles – a comédia pode fazer com que as pessoas percam o temor a Deus e, portanto, faz desmoronar todo esse mundo.

2. Disputa de Filosofia

Entre os séculos XII e XIII temos o surgimento da escolástica, que constitui o contexto filosófico-teológico das disputas que se dão na abadia em que se situa O Nome da Rosa. A escolástica significa literalmente "o saber da escola", ou seja, um saber que se estrutura em torno de teses básicas e de um método básico que é compartilhado pelos principais pensadores da época. 
2.1 Influência aos Pensamentos
A influência desse saber corresponde ao pensamento de Aristóteles, trazido pelos árabes (mulçumanos), que traduziram muitas de suas obras para o latim. Essas obras continham saberes filosóficos e científicos da Antigüidade que despertariam imediatamente interesses pelas inovações científicas decorrentes.  
2.2 Consolidação Política 
A consolidação política e econômica do mundo europeu fazia com que houvesse uma maior necessidade de desenvolvimento científico e tecnológico: na arquitetura e construção civil, com o crescimento das cidades e fortificações; nas técnicas empregadas nas manufaturas e atividades artesanais, que começam a se desenvolver; e na medicina e ciências correlatas. 
2.3 Pensamento Aristotélico
O saber técnico-científico do mundo europeu era nesta época extremamente restrito e a contribuição dos árabes será fundamental para este desenvolvimento pelos conhecimentos de que dispunham de matemática, de ciências (física, química, astronomia, medicina) e de filosofia. O pensamento agora (Aristotélico) será marcado pelo empirismo e materialismo.

3. A Época 

O enredo desenvolve-se na ultima semana de 1327, num monastério da Itália medieval. A morte de sete monges em sete dias e noites, cada um de maneira mais insólita - um deles, num barril de sangue de porco, é o motor responsável pelo desenvolvimento da ação. A obra é atribuída a um suposto monge, que na juventude teria presenciado os acontecimentos.
Este filme é uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. Para muitos críticos, o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea. Para outros, é um exercício monumental sobre a mistificação.

4. O Título

A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos. 


Durante a Idade Média umas das práticas mais comuns nas bibliotecas dos mosteiros eram apagar obras antigas escritas em pergaminhos e sobre elas escreve ou copiar novos textos. Eram os chamados palimpsestos, livretes em que textos científicos e filosóficos ma Antigüidade clássica eram raspados das páginas e substituídos por orações rituais litúrgicos.
O nome da rosa é um livro escrito numa linguagem da época, cheio de citações teológicas, muitas delas referidas em latim. É também uma crítica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violências sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos, a luta contra a mistificação e o poder. Uma parábola sangrenta patética da história da humanidade
Baseado: No romance de mesmo nome de Umberto Eco.
5.1 - Pensamento
O pensamento dominante, que queria continuar dominante, impedia que o conhecimento fosse acessível a quem quer que seja, salvo os escolhidos. No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar no final era morto. Só alguns tinham acesso. É uma alegoria do Umberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns poucos representava dominação e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outros.

6. História

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Beneditino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas à medida que Bernardo Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinária ...
Resumo de O Nome da Rosa
Do ponto de vista do filme que hoje está sendo abordado, notamos que a história passa em um mosteiro na Itália Medieval. A idade média assistiu, em sua agonia um grande debate Filosófico Religioso. Perdido o equilíbrio do tomismo, o homem medieval caiu em dois extremos opostos.
De um lado os humanistas racionalistas Frei Guilherme de Ockham, um édito moderno. Tais humanistas cultivaram o antropocentismo julgaram que graças Pa ciências e a técnica, o homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural.
De outro lado místicos com visão extremamente pessimista da realidade. Para eles o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade. Acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino.
No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, isto aborda muito a violência.
Há também uma violência sexual, no qual mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.
Movimentos ecléticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento de valores pela demagogia, são mostrados em um cenário sangrento sobre a política da historia da humanidade.
BIBLIOGRAFIA
Filme O Nome da Rosa , Globo Filmes e Produçoes
Livro O Nome da Rosa, Autor.: Umberto Eco
Autoria: Kledson Bruno Camargo
5. Biblioteca do Mosteiro

34 comentários:

  1. Resumo : FILME - O NOME DA ROSA .

    Entendo do filme :O Nome da Rosa"
    que é uma viagem imaginária à Idade Média européia. A oportunidade de reflexão aberta das questões filosóficas, dos conceitos de certo e errado, de bem e mal, da moral cristã, do que está por trás dos conceitos e crenças atuais, mesmo que por contraste com o conjunto de questionamentos que ecoam dos séculos atrás.
    "Nome da Rosa", pode nos colocar frente a possíveis realidades, que foram utilizadas pela
    Igreja ao longo dos séculos.
    São meios engendrados(inventados) pelo autor, que através de um narrador
    contribui para tornar o filme tão real, que quase acreditamos que não é uma obra de ficção e
    sim uma veracidade ( Verdade ). Onde acaba a ficção e onde está a realidade, torna-se um labirinto.

    Trajano Camargo.
    ADM - NOITE
    ALUNA: ALINE SOUZA DA SILVA
    Nº : 03.

    ResponderExcluir
  2. O filme se passa no ano de 1327, onde era explorado a filosofia de grandes pensadores com base no cristianismo. O NOME DA ROSA, trata-se de assassinatos baseados em corrupções e ideologia, onde do outro lado existe a crença e a ciência sobre conflito.
    Com a morte dos sete monges de forma estranha, o monge franciscano começou a investigação colocando a sua reputação em risco. O seu trabalho levantou vários questionamentos sobre a ciência colocando a religião em jogo com pensamentos conservacionista.

    TRAJANO/COSMÓPOLIS
    ADM - NOITE
    HELOISA FERNANDA MORENTE
    Nº: 16

    ResponderExcluir
  3. Entendo que a um debate filosófico e religioso, e que William junto com outros, vão decidir se a igreja deve ou nã doar metade de suas riquezas, mas as mortes que tem ocorrido no mosteiro desvia o olhar do envestigador. Os monges acham que as mortes são provocadas pelo Demônio, mas William não acredita nisso e começa a investigar, descobre uma biblioteca que é um labirinto e que lá são escondidos vários livros, que as pessoas não podiam ver, porque os monges achavam que se a população lesse mudariam de opinião sobre a igreja.


    TRAJANO, COSMÓPOLIS
    ADM-NOITE
    THAILA APARECIDA SOUZA PAES, 31

    ResponderExcluir
  4. Que o filme conta a historia em que se busca a verdade a explicação dos mistérios que vem acontecendo, um frade Franciscano detetive e filosofo que investiga os mistérios que vem acontecendo ali. Tendo uma biblioteca
    secreta com acesso restrito por conter nela contexto do cristianismo que não estão devidamente interpretados e podendo ameaçar a doutrina cristã fazendo com o que as pessoas percam o teor a Deus.

    TRAJANO, COSMÓPOLIS
    ADM-NOITE
    JOSIANE COSTA N°20

    ResponderExcluir
  5. No filme um monge foi designado para investigar varios crimes que havia acontecendo.Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos e,no decorrer da historia verificamos que eles manuseavam os livros,cujas as páginas estavam envenenadas.Então quem lia o livro. morreria antes que informasse o conteúdo que havia nele.
    A igreja católica não aceitava que as pessoas comuns tivesse acesso aos significados de seus fundamentos religiosos, nem questionassem, e nem fossem contra os mesmo.


    TRAJANO CAMARGO
    ADM-NOITE
    SARA DA SILVA SANTOS,29

    ResponderExcluir
  6. Podemos observar no filme a dificuldade que o monge franciscano Willian de Daskerville teve em mostrar a verdade sobre as mortes dos monges, já a sua teoria seria de que os monges eram mortos porque liam os livros antigos proibidos que estavam envenenados, isso ocorria para que ninguém pudesse entregar o que havia nesses livros e esse fato parece que os lideres tinham conhecimento e estavam encobertando os monges que não sabiam, preferiam acreditar no sobrenatural, no final dos tempos, no apocalipse.

    LUANA BEZERRA DE SOUZA OLIVEIRA.
    Nº 24
    TRAJANO COSMÓPOLIS
    ADM- NOITE.

    ResponderExcluir
  7. O filme mostrou de forma ficticia, mas de certo modo realista, um pouco da "ignorancia" dos monges, em acreditar somente em um modo sobrenatural, as mortes que estavam acontecendo no mosteiro. E quando apareceu alguém que realmente poderia mostrar a verdade e solucionar todos aqueles casos "misteriosos", os monges ainda não acreditavam nele, pois els tinham um fé "cega", que não os permitia ver os fatos como eles realmente estavam acontecendo.

    Janaína Araújo nº 17
    Trajano/Cosmópolis
    Adm - Noite

    ResponderExcluir
  8. Em o Nome da Rosa, que se passa na Idade Média, podemos observar uma série de assassinatos em um mosteiro beneditino onde o monge franciscano Willian de Baskervile e seu noviço Adson Von Melk investigam de forma racional e científica os autores do crime, se opondo à posição da Igreja Católica (senso comum da época) que acreditava ser obra do Demônio.
    As circunstâncias e a sequencias dos fatos os levam a crer que determinados livros, proibidos pela Igreja por obterem conhecimento, continham veneno em suas páginas. O que fazia com que seus leitores morressem antes que reproduzissem o que neles havia.
    Nesse cenário de debate filosófico e religioso é extremamente interessante a forma de retratar os pensamentos da época, onde muitos fiéis - até então - abandonaram a fé cega que possuíam e migraram rumo ao conhecimento, à razão. Podemos até mesmo compará-los com Adão e Eva que ao provarem do fruto proibido, foram expulsos do paraíso. A Inquisição nada mais foi que a tentativa da Igreja em permanecer no domínio, não se importando que para isso fosse necessária a morte de tantos que buscavam e propagavam o conhecimento.


    CAMILA SOUZA / Nº 09
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º CICLO ADM COSMÓPOLIS / NOITE

    ResponderExcluir
  9. Baseados nos tempos antigos na Idade Média,uma época de pouco conhecimento científico e tecnológico.Acontece vários crimes violentos e com sinais semelhantes nas vitímas dentro de um mosteiro os líderes religiosos acreditava que essas mortes eram provocados por algo sobre natural poderia ser castigo de Deus ou seu argui inimigo Satanás( o Diabo).e que fazia parte parte de uma profecia de Apocalipse(Revelação).Para desvendar esse mistério foi chamado um franciscano que usará perspicácia e meios disponível com suas idéias e teorias investigativa ele estará entrando numa misteriosa aventura,onde ele procurará respostas levantando questões ,descobrirá uma incrivél bibliote4ca que jamais foi vista só alguns tinha acesso a essa imensa biblioteca expõe também a falsidade religiosa e o homosexualismo,onde os membros da igreja mantinham relações sexuais com jovens bonitos e com as mulheres em troca os membros tavam informações/conhecimentos para jovens que estava entrando no mosteiro e alimentava as mulheres para continuar a ter relações com eles.O nome da Rosa mostra um lado obscuro,imoral e violento que envolvia a religião.Ao mesmo tempo ele supera a ficção passando ser realista mexendo com as opiniões e com a veracidade.


    JOSIANE CRISTINA DE A.CAINELLIS Nº21
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º CICLO ADM COSMÓPOLIS/NOITE

    ResponderExcluir
  10. O filme é baseado na Idade Média, no ano de 1327, onde um monge Franciscano é designado a ir num mosteiro para investigar mortes que estavam acontecendo por lá. O filme destaca o movimento renascentista que é dessa forma humanista e racial que o monge Franciscano consegue desvendar as mortes ocorridas.
    O filme aborda também que naquela época todas as coisas ruins que aconteciam era obra do demonio, ressalta também que as mortes eram por causa do livro de Aristoteles e que a igreja proporcionava a falta de temor a Deus onde os cristãos acabavam se enfraquecendo, ou seja o filme é baseado na mentira, falsidade, proibição e ignorancia.

    Jusciele Rachel A. dos santos
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º Ciclo ADM/ Noite/ Cosmópolis

    ResponderExcluir
  11. O filme trata de uma história ocorrida em 1327 - século XIV - em um mosteiro beneditino no norte da Itália, onde misteriosos assassinatos começam a acontecer e os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos. O monge franciscano Willian de Baskervile foi designado a investigar esses acontecimentos e seu noviço Adson Von Melk o ajuda nessa missão. Procurando alguma resposta para isso, eles deixam de lado a posição da igreja, que acreditava que era obra do demônio (senso comum) e investigam o caso racionalmente e filosoficamente com as pistas que encontram (conhecimento cientifico).
    Os fatos levam a crer que os mortos liam um livro que era proibido pela igreja por obterem conhecimentos e cujo as paginas estavam envenenadas, fazendo com que seus leitores morressem antes de informar o que havia nele.
    Antes que Willian terminasse as investigações, Bernardo Gui chegou ao mosteiro para defender a posição da igreja e para torturar qualquer suspeito que esteja por trás dos assassinatos em nome do diabo.
    A influencia da igreja nesse período sobre o senso comum era muito forte, pelo fato de que ela praticamente dominava a sociedade, então as pessoas eram meio que "obrigadas" a acreditar nas mesmas coisas que a igreja acreditava (o divino e o sobrenatural) e a razão, o conhecimento cientifico, a filosofia eram deixados de lados (homem e a natureza).
    No filme aparecem nítidas as disputas entre o racionalismo, a religião e o desejo da igreja em manter o poder absoluto.

    ALINE LOURRANA DE SOUZA Nº02
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º CICLO ADM COSMÓPOLIS/NOITE

    ResponderExcluir
  12. O Nome da Rosa

    A história vai a busca da verdade e do mistério que acontecia no mosteiro, na qual o franciscano William e Adso foram investigar o que havia acontecido.
    Eles acabaram descobrindo uma biblioteca secreta em forma de labirinto, em que havia vários livros que era considerado proibidos, os livros ficavam lá para que nenhum dos monges tivesse se acesso ao conteúdo dos livros, para não afetar a doutrina e os mandamentos do mosteiro, pois aqueles livros tinha poesias que levava ao hábito do riso e de tomar decisões próprias,e quem fizessem isso era consideras pessoas vulgares que não tinha temor a Deus.
    Nas mortes ocorridas, levava acreditar que quem lia o livro morria, mas na verdade eles são assassinados pelo velho mestre dos monges, antes que eles comenta-se o conteúdo do livro com os outros.
    O próprio mestre dos monges confessa isso para William e Adso, para que eles soubessem o que havia acontecido de fato.
    Assim que William concluiu a sua investigação, a biblioteca começa a pegar fogo,que logo atinge o mosteiro todo.
    William e seu noviço Adso se salvam e vão embora daquele lugar para continuar a sua jornada.


    " Essa é uma história real que aconteceu no ano de 1327, em um mosteiro".
    Pois no filme quem conta a história é Adso, já com um a certa idade.


    ETEC TRAJANO CAMARGO COSMÓPOLIS
    Aluna: Jaqueline Tatiane Lins Soares Nº 18
    1º Ciclo
    Período Noite

    ResponderExcluir
  13. O Nome da Rosa

    A história vai a busca da verdade e do mistério que acontecia no mosteiro, na qual o franciscano William e Adso foram investigar o que havia acontecido.
    Eles acabaram descobrindo uma biblioteca secreta em forma de labirinto, em que havia vários livros que era considerado proibidos, os livros ficavam lá para que nenhum dos monges tivesse se acesso ao conteúdo dos livros, para não afetar a doutrina e os mandamentos do mosteiro, pois aqueles livros tinha poesias que levava ao hábito do riso e de tomar decisões próprias, e quem fizessem isso era consideras pessoas vulgares que não tinha temor a Deus.
    Nas mortes ocorridas, levava acreditar que quem lia o livro morria, mas na verdade eles são assassinados pelo velho mestre dos monges, antes que eles comenta-se o conteúdo do livro com os outros.
    O próprio mestre dos monges confessa isso para William e Adso, para que eles soubessem o que havia acontecido de fato.
    Assim que William concluiu a sua investigação, a biblioteca começa a pegar fogo que logo atinge o mosteiro todo.
    William e seu noviço Adso se salvam e vão embora daquele lugar para continuar a sua jornada.


    " Essa é uma história real que aconteceu no ano de 1327, em um mosteiro".
    Pois no filme quem conta a história é Adso, já com um a certa idade.


    ETEC TRAJANO CAMARGO COSMÓPOLIS
    Aluna: Jaqueline Tatiane Lins Soares Nº 18
    1º Ciclo
    Período Noite

    ResponderExcluir
  14. o filme o Nome da Rosa nos traz a mensagem de assim como naquele tempo muitos de nós preferimos acreditar naquilo que todos acreditam, do que a ter uma opinião contraria na qual teriamos que lutar por esta afirmação. Por exemplo no filme todos os padres que residiam no mosteiro preferiam acreditar que todas as mortes estavam ocorrendo como uma ação do diabo, mas Willian queria provar que isso não era verdade, e que as mortes estavam ocorrendo por outro motivo, e até o fim do filme ele prova que as mortes ocorreram por lerem um livro proibido no qual a tinta havia veneno.

    Gislaine Ranzani, 14
    Trajano Cosmópolis

    ResponderExcluir
  15. O filme mostrou um pouco da historia dos mosteiros, que havia na idade media. o franciscano Willian e Adso vão pra um desses mosteiros tentar descobrir o real motivo das mortes que acontecem naquele lugar. Embora dos pensasse que as mortes eram por causa de algo desconhecido, Willian tinha suas suspeitas e sempre contava com a ajuda do seu aprendiz Adso.

    Embora Willian tivesse muitas duvidas e poucas certezas, ele acaba descobrindo a verdade sobre aquele lugar. Tudo se relaciona com a enorme biblioteca que existe, a biblioteca na verdade e um grande labirinto, com a esperteza de Adso eles conseguem sair de lá vivos e prontos para contar a verdade sobre tudo que estava acontecendo.

    ETEC TRAJANO CAMARGO COSMÓPOLIS
    ALUNA: JOCILANY SILVA N°: 19
    1° CICLO- PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  16. O filme o Nome da Rosa mostra claramente que as pessoas eram guiadas pelo senso comum, aquelas que tinham uma visão mais ampla do conhecimento científico eram “condenadas” pelos que somente acreditavam no que a igreja pregava. Os monges julgavam simples livros achando ser impuros, mas cometiam atrocidades bem piores e ainda colocavam a culpa no Diabo. O filme transmite claramente o fato de a igreja ser capaz de manipular o pensamento da sociedade sobre os fatos recorrentes na época.
    Etec. Trajano Camargo ADM-1° CICLO
    Aluna: Amanda de Almeida Cainelles
    Nº: 05

    ResponderExcluir
  17. O filme o Nome da Rosa é baseado no ano 1327 onde relata uma historia fictícia sobre a igreja católica envolvendo desigualdade social, exploração sexual, mistérios e mortes. Relata também a luta do monge franciscano detetive que acreditava que todas as mortes não era obra satânica nem o apocalipse, como alguns monges haviam sugerido para encerrar o mistério. Por fim o monge detetive William de Baskervile com sua astucia conseguiu provar que a morte não era nada demoníaca, mas sim causadas por um livro proibido cuja suas paginas estavam envenenadas causando as mortes de quem lessem assim não divulgando as informações que havia nele. A mensagem que o filme traz é que é preciso avaliar a situação antes de colocar a culpa em crenças (sobrenatural). Se passarmos por dificuldades ou não nem sempre é algo sobrenatural, mas sim das nossas atitudes.
    Etc. Trajano Camargo ADM-1° CICLO
    Aluna: Suzelaine de Almeida Cainelles
    Nº: 30

    ResponderExcluir
  18. Comentário sobre o filme " O Nome da Rosa"

    Há alguns séculos, os capatais mentiam para os escravos dizendo que o leite com manga, poderia matar, somente para que eles não se alimenta-sem dos dois juntos, assim teriam menos prejuízos, e gastariam menos com eles, com o passar do tempo e até mesmo nos dias de hoje, muitas pessoas ainda acreditam nesse mito que é um Senso Comum, como: não passar debaixo das escadas por acreditarem que dá azar ou quebrar um espelho e ter 7 anos de azar. Já o conhecimento científico busca através do uso da razão a superação do mito ou do saber comum.
    E foi isso que no filme" O Nome da Rosa" (1986)o personagem William de Baskerville (Sean Connery) quis mostrar para o seu público, e para aquelas pessoas que nem tudo que acontecia de ruim era o diabo, e nem tudo que acontecia de bom era Deus, pois o seu objetivo era descobrir com a razão os fatos e acontecimentos daquele lugar usando a lógica. Pois tudo que lá envolvia era apenas poder e dinheiro, para que as pessoas não tivessem acesso ao conhecimento da verdade os poderosos escondiam os livros e nessa situação as pessoas de poder e conhecimento aproveitavam-se para tirar do povo o que ainda-lhe restavam, pois, afirmar que os assassinatos eram obras do diabo era fácil, mais descobrir o que realmente aconteceu teriam que pensar, estudar e juntar os fatos para saberem o que realmente de fato houve.
    William de Baskerville não desistiu de sua certeza e provou para aquelas pessoas que o Conhecimento Científico nos leva a comprovação dos fatos, quando descobriu que os poderosos da igreja colocavam senoreto nos livros levando a morte por envenenamento aos que buscavam o conhecimento, pois os monges ao folhearem as páginas usavam a sáliva para melhor virar as folhas, quando seus dedos ao entrarem em contato novamente com a boca o senoreto entrava em contato com o corpo sufocando as vítimas. sendo assim, William de Baskerville provou a verdade atraves da razão.

    ResponderExcluir
  19. O comentário acima é de:
    Aluna: Maria Aline Henrique da Silva, N26
    Etc. Trajano Camargo ADM-1° CICLO

    ResponderExcluir
  20. O filme o Nome da Rosa mostra que na antiguidade os monges e as pessoas acreditavam no que era conveniente a elas e no que era pregado pela igreja. O filme mostra que existiam mosteiros, e que aqueles que não vi-vencem neles não pertenciam a Deus, e que as inovações do mundo e as tecnologias e ciências não pertenciam a seu deus e sim ao um Deus perverso. E todos aqueles que buscavam descobrir a realidade da igreja e suas crenças eram simplesmente mortos e suas mortes eram denominadas como obra do diabo, para manter a ideia de que somente eles estavam certos segundo os livros por eles reescritos. Por isso ninguém tinha acesso a famosa biblioteca que ficava na torre do mosteiro, e que era um grande labirinto e todos que nela entrassem não sairiam vivos a não ser os monges mais velhos da qual já tinham os seus conhecimentos e não deixariam de diferenciar o que era bom e ruim segundo a suas leis.

    Etc. Trajano Camargo ADM-1° CICLO
    Aluna: Denise da Silva Aguiar
    Nº:12

    ResponderExcluir
  21. O NOME DA ROSA
    O filme trata de uma viagem a idade média, em um mosteiro beneditino, onde sete mortes sem explicação onde a unica prove que o monge franciscano (Sean Conery) incubido a investigar os crimes, que por sua vez os corpos tinham as língua e o dedo manchados de roxo.
    O mosteiro tem uma biblioteca onde poucos monges tem acesso, e o monge Sean Conery e o seu aprendiz consegue entrar e acabam se perdendo em um labirinto. O filme mostra alguns costumes que hj não são bem vistos, mas na época era normal um monge comprimentar o outro com um beijo na boca, uma forma de comprimento e respeito. O aprendiz de Sean Conery, e seu aprendiz Adso von Melk cai em tentação pelo prazer da carnecom uma mulher que entra escondido no mosteiro e vive de trocar o corpo dela por comida.
    Acreditasse que o ser humano provem da razão visto como mau e só seria desejado perder-se no nada divino. No mosteiro acontecem varias mortes em um cenario sangrentosobre a politica da historia da humanidade.
    Ou seja, Sena Conery provocou a verdade com a razão.....

    GABRIEL HENRIQUE FERREIRA STOLPHI
    ADMINISTRAÇÃO TRAJANO CAMARGO
    04/03/2012
    N° 13

    ResponderExcluir
  22. Resumidamente o filme "Em Nome da Rosa" retrata o Senso Comum VS. o Conhecimento Cientifico.
    Os monges acreditavam que algo sobrenatural estava acontecendo devido as mortes que estavam acontecendo no monasterio.
    o monge franciscano Willian de Daskerville investiga as mortes de uma forma cientifica, ou seja, procura não violar o local do crime, procura provas... pistas que possas levar a um possivel assassino, e por acreditar no senso cientifico ao decorrer do filme o monge willian sofre atentados contra sua vida.

    AMANDA BAPTISTA PEREIRA Nº04
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º CICLO ADM COSMÓPOLIS/NOITE.

    ResponderExcluir
  23. FILME: "O NOME DA ROSA"
    O filme "O nome da Rosa", lançado em 1980, é um romance que se tornou conhecido mundialmente. No período em que ele se passa ocorre várias transformações na esfera econômica, política, social e religiosa. O enredo do filme gira em torno das investigações de um série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Assessorado por seu noviço Adso, o frade franciscano Guilherme, vai fundo nas suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, resistência que se dava, pois achavam que essas mortes eram causadas por força do demônio.
    Até que desvendam que ao contrário do que os religiosos achavam, as causas dos crimes estavam ligados a manutenção da biblioteca do mosteiro, local que mantém em segredo obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da idade média. No mosteiro que acontece os fatos são seguidas regras muito rígidas, um exemplo de uma dessas regras é que: " um monge não pode rir, o riso seria para os tolos".
    Durante as investigações outras mortes acontecem. Guilherme e seu Adson, em uma das visitas que fazem a biblioteca, notam que a quantidade de livros do local é muito baixa, fato intrigante e suspeito, pois o lugar éra famoso justamente por possuir muito livros importantes. Guilherme e seu ajudante saem em busca de mais pistas sobre o paradeiro dos livros daquela biblioteca, depois de muita investigação descobrem uma biblioteca secreta, em forma de labirinto que esconde muitos livros, entre eles está o livro chave para todo este mistério, o "Livro do Riso" de autoria de Aristóteles.
    Nesse meio tempo chega ao mosteiro a Santa Inquisição, o grão-inquisitor era Bernardo, acaba ocorrendo outra morte, e Guilherme passa a ser o principal suspeito das mortes.
    O grão-inquisitor da Santa Inquisição, condena pelas mortes, três pessoas, uma bruxa e seu ajudante e um outro homem acusado de ser o respinsavél pelas mortes.
    No dia da execução dos condenados, Guilherme e seu ajudante voltam a biblioteca e descobrem o verdadeiro assassino: o Mestre dos Monges, que explica que o "Livro do Riso" não pode ser lido, pois ele achava que aqueles que riem, perdem o temor e aqueles que não têm temor, não precisam de religião.
    Então ele considera que aquele livro deve desaparecer e que não pode ser lido, principalmente pelos monges. Por isso, o velho monge envenenou as páginas do livro, o que explica as manchas negras nos dedos dos mortos. Conclui-se então que ele é o assassino que mata as pessoas para impedi-las de tomara conhecimento do conteúdo do livro. Quando Guilherme faz essa descoberta, inicia-se um incêndio na biblioteca. Rapidamente o fogo se alastra, todos do mosteiro fogem dali. O velho monge assassino acaba morrendo. Guilherme e seu ajudante se salvam e vão embora dali para continuar sua jornada.
    No filme Guilherme pode ser considerado a "voz" dos conhecimentos cientificos, pois ele é a apresentado como um homem de idéias e procedimentos avançados para a época, pois traz consigo dois instrumentos: o astrolábio e um quadrante, e também suas lentes de leitura, que pode nos levar a imagem de um homem que procura enxergar melhor o conhecimento e assim era: um buscador da verdade através da razão. Diferentemente dos outros religiosos que poderiam ser considerados a "voz" do senso comum, pois vendo que as mortes eram misteriosas, as consideravam como manifestações diabólicas.

    VINICIUS HENRIQUE DE MELO N° 35
    ETEC "TRAJANO CAMARGO"
    EXTENSÃO COSMÓPOLIS - 1° CICLO

    ResponderExcluir
  24. "O nome da Rosa"

    No mosteiro onde é passado o filme, ocorrem várias mortes em sequência, os monges que vivem no local afirmam que isso está acontecendo devido a presença de seres sobrenaturais como o Demônio... O Frade franciscano Guilherme juntamente com o noviço Adson começam a fazer uma investigação mais profunda, baseados nos conhecimentos científicos para decifrar os motivos das mortes misteriosas que estavam acontecendo.

    ANIELY VANESSA Nº 8
    ADM. 1º CICLO

    ResponderExcluir
  25. No filme "O Nome da Rosa",se passa na baixa idade média, onde tudo gira em torno das doutrinas cristã.
    Entendo que as pessoas eram totalmente influenciadas pelas doutrinas da época e eram totalmente cegadas por elas, onde tudo o que se passava era culpa das forças do mal e não simplesmente fatos verídicos que poderiam ocorrer.
    Mais tudo isso tinha um motivo: a igreja possuía uma riqueza na qual estava sendo ameaçada a sofrer uma divisão,e para isso não acontecer acharam um meio para desviar a atenção.
    Mortes começaram a aparecer e um Monge Franciscano foi chamado para começar uma investigação e através de seu conhecimento e raciocínio ele consegue sim encontrar um dos maiores segredos da época;uma biblioteca cheia de informações valiosas que se descobertas poderiam abalar as estruturas na igreja naquela época. Tanto conhecimento assim não poderia ser divulgado e para isso não acontecer paginas dos livros eram envenenadas fazendo com quem tivesse lido viesse a morrer.
    O pensamento da época era contem informações pra seu próprio domínio e poder , assim tudo o que era passado pela igreja se transformava em verdades jamais questionadas!




    Graziele C. Bueno Viscovine, N°15
    ADM Noite 1° ciclo

    ResponderExcluir
  26. O filme O nome da Rosa relata o senso comum e o conhecimento cientifica. Quando o monge franciscano William de Baskerville e seu aprendiz investigam as mortes suspeitas, onde os monges creditavam que era algo sobrenatural (demônio) ou o apocalipse. Por fim o monge detetive conseguiu provar que as mortes misteriosas estavam ligadas ao um livro proibido com paginas envenenado e não ao demônio como acreditavam.

    ALUNA: VERA Nº: 33
    ETEC "TRAJANO CAMARGO"
    EXTENSÃO COSMÓPOLIS - 1° CICLO

    ResponderExcluir
  27. O filme o O nome da Rosa, se passa a muitos seculos atrás, e retrata a cultura de uma religião. Começou a ocorrer mortes e chamaram um monge William de Baskerville franciscano para investigar o que ocorria. Influenciado pela igreja os monges acreditavam que as mortes eram enfim causadas por demônios. A igreja que identificava que tudo que era bom vinha de Deus e o que era ruim do demônio. Com a investigação o monge descobriu que as pessoas eram envenenadas comas paginas dos livros proibidos que liam e acabavam morrendo.

    Aluna: Michele da Luz Brito, N°27
    ADM Noite 1° Ciclo

    ResponderExcluir
  28. "O nome da Rosa"

    o filme se passa num mosteiro onde estavam ocorrendo mortes misteriosas,a justificativa dos habitantes locais para tais assassinatos era a presença de seres sobrenaturais ou demonios. (senso comum) ate que o monge franciscano William e chamado para investigar tais fatos,usando suas teorias e buscando por evidencias e vestigios (conhecimento cientifico) ele busca solucionar o caso.

    Aluno: Alex Antonioli numero:01
    ADM noite 1° Ciclo

    ResponderExcluir
  29. O filme conta a história que aconteceu em 1327 século XIV em um mosteiro no norte da Itália, onde misteriosos e estranhos assassinatos vinham acontecendo, os mortos eram sempre encontrados com os dedos e a linguá roxos. O monge franciscano Willian de Baskervile foi até lá a pedido para tentar descobrir o que estava acontecendo deixando um pouco de lado os conceitos e crenças da igreja " de que tudo era culpa do demônio"(senso comum) e tentam solucionar o caso apenas com as provas que encontravam(conhecimento cientifico).

    AMANDA FERNANDES Nº06
    ETEC TRAJANO CAMARGO
    1º CICLO ADM COSMÓPOLIS/NOITE

    ResponderExcluir
  30. O filme fala sobre uma historia que ocorreu em 1327-Século XIV num mosteiro beneditino que continha na epoca o maior acervo cristão do mundo.
    Um monge franciscano e renascentista foi desugnado para investigar os crimes que estavam ocorrendo no mosteiro, entravam os mortos com a lingua e os dedos roxos
    E na história, aparecem nítidas disputas entre o misticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo da Igreja em manter o poder absoluto cerceando o direito à liberdade de todos.
    O Monge Francisco e Renascentista, William de Baskerville, passou a tentar descobrir o motivo dos acontecimentos sem levar em conta o que todos pensavam, que todos acreditavam que era culpa do demonio, e passa a procurar, vestigios.

    Aluna: Ana Paula Pereira S. Dourado N° 07
    ETEC TRAJANO CAMARGO COSMOPOLIS-NOITE
    1°ciclo ADM

    ResponderExcluir
  31. I belіеve that iѕ one οf the mοѕt vital info for me.
    And i аm glad rеaԁing уour аrticle.
    Hoωever should ѕtatement on sоme basiс
    thіngѕ, The site style is ωondегful, the articles is
    trulу excеllent : D. Excellent аctivity, cheerѕ

    Αlso visit my page; hcg weight loss diet

    ResponderExcluir
  32. I belіeve that iѕ onе οf the moѕt vital info fοr me.
    And і am glаd reading уour article. Howeveг should stаtement
    on sоme basic thіngs, The site style is wonderful, the articles is tгuly exсellent :
    D. Excellent actiνіty, cheeгs

    Hеre is mу wеbsite hcg weight loss diet
    My page :: hcg blog

    ResponderExcluir
  33. Different bodies U. S. government has established Adequate p90x workout schedule
    Intake levels at 25 grams for women 18 to 50 years old 21g for women over 50 and 38 grams for men 30g for men over 50.
    New coaches must order the Showcase Pack an infomercial?
    Better technology has created our way of life less Helps prevent dietary cholesterol
    from being absorbed by the liver and colon.


    Take a look at my site ... see this

    ResponderExcluir
  34. Hi there, after reading this remarkable paragraph i am too
    cheerful to share my knowledge here with colleagues.

    Also visit my web blog by acai ultral lean

    ResponderExcluir