segunda-feira, 17 de outubro de 2011

""Sob a lei da chibata"" por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén


Aconteceu em uma fábrica de embalagens na Espanha: uma denúncia encaminhada ao Ministério do Trabalho mostrou que as 400 funcionárias eram obrigadas a pedir permissão para ir ao banheiro e tinham de pendurar um cartaz no peito com dizeres que indicavam justamente aonde estavam indo. Mais: dispunham de apenas cinco minutos e, caso atrasassem, era descontada meia hora de trabalho de seus salários. Não lhes permitiam tomar água ao longo da jornada de trabalho. 

Fonte:IstoÉ

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em Dia vemos cada vez mais trabalhos parecidos com estes sendo descobertos, e por trás destes trabalhos escravos existem grandes corporações que cobram valores altíssimos por seus produtos ,onde vemos trabalhadores de empresas terceiras sendo explorados e mal pagos. mas temos que analisar muito bem alguns casos já que hoje a concorrência desleal entre as empresas tem sido alarmante , vamos analisar um caso de uma empresa que ocorreu a pouco tempo , a Empresa ZARA , uma grande marca de roupas famosas, onde uma peça de roupa chega a custar os olhos da cara , temos uma exploração de funcionários, bem um trabalho escravo, onde os funcionários TERCEIROS, trabalhavam em condições subumanas, até que a reportagem da TV bandeirantes recebeu uma denuncia e foram até o local fazer uma reportagem, isso virou uma revolta nacional e até mesmo internacional segue o Link da reportagem completa incluindo o vídeo no final do comentário.
    Mas cabe a empresa fiscalizar os seus meios de produção sendo eles terceiros ou não, neste caso , foi uma repercussão gigantesca na mídia este caso onde a marca ZARA ficou manchada no Brasil e internacionalmente, a marca Zara em reportagem de resposta fala que não tinha conhecimento deste trabalho escravo. Não condeno a ZARA mas será que realmente ela não tinha conhecimento do meio de produção do seu próprio produto? ou será que essa reportagem de denuncia , assim como este caso da fabrica de embalagens na Espanha foi revelado só para quebrar a marca, um jogo MARKETING NEGATIVO de suas concorrentes?
    Fica minha opinião e reflexão sobre o assunto,
    abraços.

    Link reportagem Denuncia ZARA http://www.coletivoverde.com.br/zara-trabalho-escravo/

    Ronaldo Ferreira Ionta
    1 º Ciclo ADM Trajano Camargo Extensão Cosmópolis.
    Nº: 31

    ResponderExcluir
  3. Brenda Mirella, 1ºCiclo ADM Trajano Camargo - Cosmópolis

    Isso hoje em dia está sendo comum, o que não era pra ser e principalmente com as mulheres que também vem a questão do preconceito. As empresas não estão preocupadas com as condições que seus funcionários trabalham, se é um trabalho escravo ou não, o que elas querem mesmo é ganhar, e enquanto ninguém tomar uma atitude vai sempre acontecer isso.

    ResponderExcluir
  4. Através da evolução dos tempos modernos as mulheres
    conquistaram seu espaço. As estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no
    Brasil. Mostram também que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidades e que seus
    rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que os homens.Mesmo com todas estas
    evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em
    relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, mas
    principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres.

    Cristiana 1°ciclo ADM Trajano Camargo Cosmópolis

    ResponderExcluir
  5. O mundo ainda continua muito conservador quando desrepeito a mulher, hoje elas tem a mesma competitividade na aréa de trabalho que o homem possui, um patamar igual entre os dois. Mas, mesmo com os avanço das mulheres nos tempos atuais, ainda existem o preconceito mútuo dos homens e das próprias mulheres que ainda não aceitaram a condição de se ter voz ativa nos tempo atuais. E sobre a matéria da revista Istoé, achei que foi um grande ato de submissão ao homen no poder, de satisfazer seu próprio ego submento mulheres a tais humilhações .
    Mais acredito que nos dias de hoje as mulheres se não for melhor que os homens estão no mesmo nivel . Hoje em dia é normal ver uma mulhere sendo diretora executiva de uma Multinacional. A respeito da matéria acredito que é uma minoria que ainda não procuraram forças para se ter sua própria voz ativa no mundo.

    Giovani Spalla 1° Ciclo Adm Trajano Camargo Cosmópolis

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Ferreira ADM Trajano Camargo Cosmópolis
    Existem empresas que não tem respeito algum com seus colaboradores, fico revoltada ao ler que
    uma organização proibe alguem de beber e o faz avisar quando tem de ir ao banheiro
    Isso fere os direitos de necessidades basicas do ser humano.Temos Necessidades fisiologicas que nossos
    empregadores tem o dever de aceitar.
    Já no caso das empresas que não respeitam seus clientes e querem mais é que o tempo passe e que esqueçam seus direitos
    devemos ser persistentes, já passei por situações parecidas com empresas de telefonia e tive que desistir de meus direitos
    e nessa ocasião fiz o que elas queriam.Hoje procuro me informar melhor e não desisto enquanto não me provarem que não tenho
    razão em minhas reclamações.

    ResponderExcluir
  7. Noemi de Souza 1 Ciclo ADM Cosmópolis

    Essas notícias de tanto que esta aparecendo nas mídias ... ao vermos mais uma não damos o devido valor,nosso celebro identifica como comum ...porem esse mundo atual ta um absurdo e que só aconteçe por existir o excesso de pessoas querendo emprego... pois essas pessoas aceitam mesmo em lugar precários para trabalhar, sofrendo humilhações, sem o direito de ser normal ... devemos seguir nossa luta e exterminar o quanto antes melhor lideres de empresas que pensam assim...........

    ResponderExcluir
  8. Isto é um absurdo, o pior é que existem muitas empresas no mundo deste jeito e tenho certeza que tem algumas no Brasil também. Este tipo de comportamento da empresa com seus empregados são humilhantes. Estas condições de trabalho afetam tanto o físico como o emocional do empregado.

    Sabrina Santos
    1° ciclo ADM - Cosmopólis

    ResponderExcluir