quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Argentina espera queda de até 11% na safra de grãos


Por Gerson Freitas Jr. | Valor
SÃO PAULO - A produção de soja da Argentina na safra 2011/12 deve oscilar entre 43,5 milhões e 45 milhões de toneladas, um recuo em relação às 48,90 milhões de toneladas colhidas na campanha anterior. 
A estimativa consta em relatório divulgado hoje pelo Ministério da Agricultura da Argentina, o primeiro oficial da nova safra. 
Segundo o órgão, os agricultores cultivaram cerca de 18,8 milhões de hectares com a oleaginosa, o que significa uma redução de 100 mil hectares em relação ao plantio da temporada passada. 
A falta de chuvas prejudicou a produtividade das variedades plantadas mais cedo. Mas, segundo o relatório, as precipitações registradas na primeira quinzena de fevereiro em importantes regiões produtoras aliviaram os efeitos do estresse climático.
A produção de milho também deve cair, de 22,9 milhões para algo entre 20,5 milhões e 22 milhões de toneladas, apesar de um aumento de 9,6% na área plantada, estimada em 5 milhões de hectares. 
O milho foi a cultura que vai sofreu com a seca provocada pelo fenômeno La Niña neste verão. Segundo o ministério, apenas 35% das lavouras estão em boas a ótimas condições, sendo que 39% apresentam condições apenas regulares e 26% estão em mau estado. 
As autoridades argentinas esperam ainda uma produção de trigo da ordem de 13,41 milhões de toneladas, queda de 15,1% em relação às 15,80 milhões de toneladas da safra 2010/11.
(Gerson Freitas Jr. | Valor)

Fonte:Valor

3 comentários:

  1. Felipe S Faria 2°CICLO ADM Cosmópolis

    Bem se essa queda na safra da Argentina vai afetar o Brasil eu não sei, mas para "los ermanos" o alimento vai ter uma alta no preço, se já não teve, acredito que isso se resolva logo logo.

    Assim como é difícil depender de alguém para algo, assim também é para os agricultores que dependem do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Mauro M. Grecco 2º CICLO ADM Cosmopolis

    O retrocesso foi atribuido á forte seca e a crise internacional, tanto o clima ambiental como o finaceiro foram importantes para esse resultado.Na minha opnião a crise nos Paises Europeus tbem contribuiu.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o homem afeta muito o ambiente e o clima, isto tudo tem consequencias. Isto vai gerar aumento nos valores, e pode afetar vários outros países. Quase metade da produção mundial sai dos EUA devido à altíssima produtividade média. Dessa produção total a maior parte é consumida no próprio país produtor, e não mais do que 10% da produção mundial é exportada/importada. O principal exportador mundial é o EUA, seguido pela Argentina e pelo Brasil. Nos EUA quase 80% da área produtiva é plantada com sementes transgênicas. E não há o que comprove os benefícios desses alimentos para a população. Os países querem saber de poder, dinheiro, e não estão nem aí pra população.
    Patricia Cristiane Pereira nº24
    2º ciclo - ADM - Cosmópolis

    ResponderExcluir